Arapongas

Controle de Endemias de Arapongas participa da Campanha “Aqui o mosquito não entra”

Compartilhe no WhatsApp

Por mais um ano, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Controle de Endemias, vai participar da “ Aqui o mosquito não entra” – iniciativa do Sesc/ Senac Paraná que visa à remoção mecânica dos focos do Aedes aegyptiNa última sexta-feira, 10, as ações foram apresentadas durante encontro que ocorreu no auditório do Paço Municipal. O ato contou com a presença do secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, da diretora de Saúde, Sandra Onofre, do coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, secretária de Educação, Cristiane Rossetti, além de agentes de combate a endemias, coordenadoras das Escolas Municipais e representantes do Sesc de Arapongas. “ O município de Arapongas vai participar novamente este ano. A ação busca criar uma consciência social de que a eliminação do mosquito está nas mãos de todos. Na prática, o participante instalada um aplicativo no celular. Com isso, todas as vezes que encontrar um foco do mosquito é necessário tirar uma foto. Após a eliminação do mesmo, uma nova foto é tirada e enviada para o sistema Sesc/ Senac Paraná. Isso somará pontos e, ao final da campanha, o município concorrerá a prêmios. Uma campanha digital de combate à dengue que estimula a comunidade para eliminar os focos do mosquito da dengue”, falou Pardini. A campanha encerra em junho de 2023 e a premiação será aos 10 municípios com maior pontuação. ACESSE O LINK E SAIBA MAIS: https://www.sescpr.com.br/contradengue/#participar

LIRAa

Durante a oportunidade, o Controle de Endemias reapresentou os dados do Levantamento Rápido do índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2023 – método simplificado mostra os indicadores que permitem conhecer a distribuição do vetor Aedes Aegypti no município e também nos distritos (Campinho e Aricanduva). Os números são de 09 a 13 de janeiro. Segundo os dados, Arapongas apresenta índice 2,2%, representando risco médio de infestação pelo mosquito Aedes aegypti – causador de doenças como dengue, zica e chikungunya. No distrito do Campinho, o índice foi de 4,5% e em Aricanduva, 3,3% – considerados índices de alto risco de infestação.

EDUCAÇÃO

Em 2023, a ideia é fortalecer as ações educativas relacionadas ao combate da dengue. “ Vamos atuar em conjunto, priorizando a conscientização da população através de trabalhos realizados com a comunidade escolar, sendo trabalhado o tema constantemente nas escolas”, encerrou Pardini.  

Prefeitura de Arapongas

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: