Arapongas

Conheça o trabalho realizado pela Assistência Social em Arapongas

Compartilhe no WhatsApp

Promover a inserção, prevenção, promoção e proteção dos grupos que se encontram em condições de vulnerabilidade e desvantagens pessoais, desenvolvendo, a partir daí, uma ampla Política de Proteção Social. Esta é, resumidamente, a missão da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). Para executar esse trabalho, a Secretaria dispõe de uma equipe de 126 funcionários, uma frota composta por um ônibus, uma van adaptada para pessoa com deficiência (PCD), três kombis e nove veículos de passeio, totalizando 16 veículos. Nesta reportagem, você vai conhecer um resumo do trabalho realizado no setor desde o início de 2017.

A estrutura conta com 17 serviços, sendo três Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), três Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) para Crianças e Adolescentes, três SCFV para os Idosos, um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro Pop, Abrigo para Crianças e Adolescentes, central do Cadastro Único, Centro Múltiplo Uso, Telecentro Comunitário, Sede dos Conselhos e Espaço do Cidadão.

“Todo esse trabalho é desenvolvido com a participação de conselhos vinculados. São eles o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (COMDI) e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD)”, frisa Ismailda Ferreira de Lima da Silva, a Nina, secretária municipal da Assistência Social.

ESTRUTURA E SERVIÇOS

Nina ressalta que na estrutura e serviços governamentais realizados pela Secretaria da Assistência destacam-se os CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Arapongas possui três unidades (CRAS Zona Sul, CRAS CSU e CRAS Del Condor). Na atual gestão, a média foi de 221.796 atendimentos individuais; famílias acompanhadas (PAIF): 1.172; atendimentos Cadastro Único: média de 25.225,50; atendimentos Benefício de Prestação Continuada (BPC): média de 389; visitas domiciliares realizadas: média de 7.749.

Também são ofertadas oficinas com famílias, cursos de capacitação profissional e encaminhamento para benefícios diversos, tais como Programas de Transferência de Renda do Governo Federal, Família Paranaense, Segurança Alimentar Municipal e Estadual, documentação civil, entre outros.

Destaque também para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes (06 a 15 anos). São três unidades governamentais: PROER, Escola do Trabalho e CEMAF. São ofertadas atividades esportivas, artesanais, culturais, lazer, cidadania e protagonismo infanto-juvenil, grupos de vivência, além da oferta de alimentação balanceada, supervisionada por nutricionista e transporte.

Crianças e adolescentes atendidos: aproximadamente 321/mês. Média de refeições servidas/mês: 7.980 (almoço e café da manhã ou tarde). No mês de outubro, em comemoração ao Dia da Criança, são realizados eventos festivos em parceria com a Secretaria de Esporte. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (acima de 60 anos): são três unidades governamentais: CCI –Tia Su, CCI Feliz Idade e CCI Antonieta Zampaollo. São ofertadas atividades artesanais, culturais, lazer, grupos de vivência, bailes, além de atendimento com fisioterapia, alongamento e hidroterapia em parceria com a Secretaria de Saúde.

Durante a Semana do Idoso e datas comemorativas, são realizadas ações diferenciadas, como almoço, chá da tarde, bingo, atividades externas com a população, entre outras. Idosos atendidos: média de 1.388/mês.

CREAS (Centro de Referência Especializada da Assistência Social): atendimentos na atual gestão: média de 12.756 atendimentos individualizados; famílias acompanhadas (PAEFI): média 374/mês; adolescentes em cumprimento de LA (Liberdade Assistida) e Prestação de Serviço à Comunidade (PSC): média de 231 adolescentes. Visitas domiciliares realizadas: 3.498.

Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua – Centro POP “Vida Nova” e Abordagem Social. Atendimentos realizados: média de 13.037 atendimentos particularizados; pessoas em situação de rua atendidas: média de 3.040; abordagens realizadas: 945; atendimento Cadastro Único: 249; refeições servidas: 27.876 (almoço, café da manhã e da tarde); internamentos para tratamento de dependência química e/ou alcoolismo realizados: média de 172 e

reinserções familiares: aproximadamente 18.

Abrigo Institucional “Criança Feliz” – Acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, sob medida de proteção e em situação de risco social e pessoal, cujas famílias ou responsáveis encontram-se impossibilitadas de cumprir sua função de cuidado e proteção, encaminhados pelo Poder Judiciário. Em média são abrigados 15 crianças e adolescentes/mês.

Espaço do Cidadão – Encaminhamento ao mercado de trabalho, acesso à Carteira de Trabalho e Identidade, além do Seguro Desemprego. Tal serviço possui articulação com as empresas do município para captação de vagas. Realiza também ações coletivas nos CRAS, com orientações à população e campanhas educativas, dentre elas o DIA D – Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: