Apucarana

Conecta Apucarana” tem pré-lançamento

Compartilhe no WhatsApp

O projeto “Conecta Apucarana”, idealizado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), com o apoio e participação de instituições universitárias, entidades governamentais estaduais e municipais, além de atores da sociedade local, teve ontem o seu pré-lançamento.

A proposta da entidade é fomentar a cultura da inovação em Apucarana, estimulando a criação de “startups” e novos negócios, criação de incubadoras e fortalecer as conexões que contribuem para o desenvolvimento social e econômico da cidade. O ato aconteceu no gabinete do prefeito Beto Preto, com a presença de representantes de diversos segmentos organizados.

O projeto da ACIA conta com o apoio do poder público municipal, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR- Campus Apucarana), Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecea), Faculdade de Apucarana (FAP), Sebrae, Senai e Sicoob, entre outras entidades. O lançamento oficial acontece na segunda-feira, dia 20, a partir das 19h30, no Cine Teatro Fênix.

O vice-presidente da Acia, Wanderlei Faganello, explica que startups são empresas em fase inicial que desenvolvem produtos ou serviços inovadores, com potencial de rápido de crescimento. “Existe um momento na vida de uma empresa, onde uma equipe multidisciplinar, busca desenvolver um produto ou serviço inovador, de base tecnológica, que tenha um modelo de negócio facilmente replicado e possível de escalar sem aumento proporcional dos seus custos”, comenta.

Segundo ele, uma das características mais importantes de uma startup está em sua capacidade de crescimento, ou seja, de ter seus produtos utilizados por um número grande de pessoas em pouco tempo. “Por essa razão, utilizam de forma intensiva a tecnologia, em especial as tecnologias da informação e a Internet”, avalia Faganello.

O prefeito Beto Preto destaca que os cursos disponibilizados pela FAP, Sistemas de Informação; pela UTFPR, Engenharia de Computação; e Unespar, Ciência da Computação, são um grande trunfo para Apucarana. “O projeto de iniciativa da Acia vai estimular a inovação tecnológica e todos os parceiros estarão juntos nesta missão, incluindo o Sebrae, Senai, Sicoob e instituições de ensino superior”, assinala Beto Preto.

De pronto, o prefeito anunciou no pré-lançamento do Conecta Apucarana, a cessão de um imóvel que era do patrimônio da União e foi repassado ao município, para que a Acia tenha espaço para avançar com o projeto. “Este espaço, com algumas adequações, pode ser utilizado pelas startups”, acrescentou.

O presidente da Acia, Jayme Leonel, diz que a estratégia é reter a mão de obra qualificada, buscando diversificar os empreendimentos em Apucarana. “Estamos em meio ao eixo Londrina-Maringá, numa localização estratégica e temos boas possibilidades de inovação”, justifica Leonel, anunciando que “o primeiro passo será a criação de uma governança e atrair a juventude para participar deste processo”.

O diretor do Campus Apucarana da UTFPR, professor Marcelo Ferreira, avalia que Apucarana tem totais possibilidade de criar um parque tecnológico, a exemplo do que foi implementado há alguns anos por Pato branco. “Teremos farta mão de obra especializada e uma mobilização de todas as forças políticas e empresariais para fomentar este processo”, opinou.

O diretor da Unespar Fecea, Professor Doutor Daniel Fernando Matheus Gomes, ressaltou que todas as instituições com o mesmo propósito irão garantir o sucesso do projeto. “Tenho convicção de que o Conecta Apucarana irá render bons resultados para a cidade, sua economia e sociedade”, frisou.

O professor Lisandro Rogério Modesto, da Faculdade de Apucarana, disse que o momento é oportuno para criar um ambiente mais atraente para novas empresas e novos profissionais que estão chegando ao mercado de trabalho. “Apucarana detém m forte polo universitário e com a organização do projeto e o envolvimento das instituições Apucarana pode, efetivamente, avançar em inovação tecnológica”, avaliou Modesto.

Do evento também participaram o vice-prefeito Junior da Femac; o secretário da indústria e comércio, Édson Estrope; Márcia Kulka, do Senai; Tiago Cunha, professor da Unespar e coordenador do Conecta Apucarana; Beatriz Poleto, do Sebrae; Márcio Iwankiw, representando Osnei Simões do Sicoob.

O que são Startups?

São empresas em fase inicial que desenvolvem produtos ou serviços inovadores, com potencial de rápido de crescimento

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: