Com foco na Mata Atlântica, Paraná recebe nesta terça-feira o 13º encontro do Cosud

Com foco na Mata Atlântica, Paraná recebe nesta terça-feira o 13º encontro do Cosud
Compartilhe no WhatsApp

Com o meio ambiente e a sustentabilidade como temas centrais, o Paraná recebe nesta terça-feira (19), no Teatro Guaíra, a 13ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O evento será realizado durante a Conferência da Mata Atlântica e contará com a presença dos governadores e autoridades dos sete estados – Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. A sessão solene tem previsão para começar às 9h30, contando ainda com prefeitos e membros dos demais Poderes.

Durante a cerimônia, o governador Carlos Massa Ratinho Junior, anfitrião do encontro, apresentará iniciativas voltadas à sustentabilidade. Os outros chefes do Executivo também vão falar sobre cuidados com meio ambiente, experiências estaduais e a importância da integração regional. O foco será concentrado na Mata Atlântica, segundo maior bioma do País e onde reside mais de 70% da população brasileira.

Além disso, a solenidade também vai marcar a assinatura da Carta de Curitiba, que elencará as principais demandas e propostas do grupo a respeito desses temas. O objetivo é encaminhar o documento à presidência da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro.

Da mesma forma, a pauta dos governadores abarcará outros temas de relevância nacional. Durante o evento em Curitiba, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, também tomará posse como presidente do Consórcio, função que funciona em esquema rotativo. Está prevista ainda a assinatura do contrato de rateio do Cosud, que passou a contar com CNPJ próprio, fortalecendo a atuação dos estados em pautas de interesse comum.

MATA ATLÂNTICA – Considerado o estado mais sustentável do Brasil pelo Ranking de Competitividade dos Estados por quatro vezes consecutivas, o Paraná tem 99% do seu território inserido no bioma Mata Atlântica, contando com uma das maiores áreas remanescentes de floresta do país. Desde 2023, é quem coordena os projetos voltados ao bioma, bem como lidera os projetos relacionados à Mata Atlântica no âmbito do Consórcio Brasil Verde, iniciativa dos governos estaduais para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas e reduzir a emissão de carbono no País. 

O Cosud formalizou em 2023 o “Tratado da Mata Atlântica”, protocolo de intenções que visa à união de esforços para a preservação, conservação e a utilização racional dos recursos naturais do bioma, por meio da adoção de ações conjuntas e coordenadas para promover o desenvolvimento harmônico e o alcance de resultados mutuamente proveitosos.

Entre os objetivos do protocolo estão o planejamento integrado de corredores ecológicos regionais, com foco na gestão territorial, por meio do compartilhamento de experiências entre os estados e da adoção integrada de instrumentos e estratégias de monitoramento, de fomento à restauração e conservação de ecossistemas e paisagens e da bioeconomia, além da integração de estratégias, tecnologias, metodologias, dados e informações geoespaciais para aumentar a eficiência na fiscalização ambiental e combater o desmatamento ilegal.

COSUD – Criado em março de 2019, o Consórcio de Integração Sul e Sudeste tem como objetivo fortalecer a parceria entre as regiões e promover ações que beneficiem a população. A presidência do consórcio é conduzida em um sistema rotativo, garantindo a alternância de liderança e promovendo um ambiente colaborativo entre os estados.

Os sete estados que compõem o Cosud abrigam mais de 114 milhões de habitantes, o que corresponde a 56% da população brasileira, e são responsáveis por 70% do PIB nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Cosud tem personalidade jurídica própria e terá sede em Brasília, com servidores indicados pelos estados, o que ajudará a defesa dos interesses do Sul e Sudeste em nível nacional.

CONFERÊNCIA – A Conferência da Mata Atlântica será realizada nos dias 19, 20 e 21 de agosto, no pavilhão de exposições do Parque Barigui, em uma iniciativa conjunta entre o Governo do Paraná, Consórcio Brasil Verde e Prefeitura de Curitiba. O encontro na capital paranaense propõe um espaço estratégico de articulação nacional e internacional sobre os grandes desafios das mudanças climáticas, com especial atenção à preservação da biodiversidade e ao papel da Mata Atlântica como bioma-chave na resiliência ambiental do Brasil.

Entre os temais centrais a serem discutidos a partir das 14 horas desta terça-feira (19) estão: mudança climática e biodiversidade; financiamento climático; e governança climática e dimensão subnacional, resultando na Carta de Curitiba, que contém propostas concretas sobre Justiça Climática, Financiamentos Climáticos, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Conservação da Mata Atlântica e Cooperação entre esferas de governo e sociedade.

Agência Estadual de Notícias

Compartilhar Notícias

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

Clique para ouvir

Clique e peça já!

Instituto Eu Me Amo – Convocação