Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Paraná

Com foco na Mata Atlântica, Paraná recebe nesta terça-feira o 13º encontro do Cosud

Publicado em: 18 de agosto de 2025
Compartilhar
Compartilhar

Com o meio ambiente e a sustentabilidade como temas centrais, o Paraná recebe nesta terça-feira (19), no Teatro Guaíra, a 13ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O evento será realizado durante a Conferência da Mata Atlântica e contará com a presença dos governadores e autoridades dos sete estados – Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. A sessão solene tem previsão para começar às 9h30, contando ainda com prefeitos e membros dos demais Poderes.

Durante a cerimônia, o governador Carlos Massa Ratinho Junior, anfitrião do encontro, apresentará iniciativas voltadas à sustentabilidade. Os outros chefes do Executivo também vão falar sobre cuidados com meio ambiente, experiências estaduais e a importância da integração regional. O foco será concentrado na Mata Atlântica, segundo maior bioma do País e onde reside mais de 70% da população brasileira.

Além disso, a solenidade também vai marcar a assinatura da Carta de Curitiba, que elencará as principais demandas e propostas do grupo a respeito desses temas. O objetivo é encaminhar o documento à presidência da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro.

Da mesma forma, a pauta dos governadores abarcará outros temas de relevância nacional. Durante o evento em Curitiba, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, também tomará posse como presidente do Consórcio, função que funciona em esquema rotativo. Está prevista ainda a assinatura do contrato de rateio do Cosud, que passou a contar com CNPJ próprio, fortalecendo a atuação dos estados em pautas de interesse comum.

- Comunidade -
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo
💬 Grupo do WhatsApp

MATA ATLÂNTICA – Considerado o estado mais sustentável do Brasil pelo Ranking de Competitividade dos Estados por quatro vezes consecutivas, o Paraná tem 99% do seu território inserido no bioma Mata Atlântica, contando com uma das maiores áreas remanescentes de floresta do país. Desde 2023, é quem coordena os projetos voltados ao bioma, bem como lidera os projetos relacionados à Mata Atlântica no âmbito do Consórcio Brasil Verde, iniciativa dos governos estaduais para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas e reduzir a emissão de carbono no País. 

O Cosud formalizou em 2023 o “Tratado da Mata Atlântica”, protocolo de intenções que visa à união de esforços para a preservação, conservação e a utilização racional dos recursos naturais do bioma, por meio da adoção de ações conjuntas e coordenadas para promover o desenvolvimento harmônico e o alcance de resultados mutuamente proveitosos.

Entre os objetivos do protocolo estão o planejamento integrado de corredores ecológicos regionais, com foco na gestão territorial, por meio do compartilhamento de experiências entre os estados e da adoção integrada de instrumentos e estratégias de monitoramento, de fomento à restauração e conservação de ecossistemas e paisagens e da bioeconomia, além da integração de estratégias, tecnologias, metodologias, dados e informações geoespaciais para aumentar a eficiência na fiscalização ambiental e combater o desmatamento ilegal.

COSUD – Criado em março de 2019, o Consórcio de Integração Sul e Sudeste tem como objetivo fortalecer a parceria entre as regiões e promover ações que beneficiem a população. A presidência do consórcio é conduzida em um sistema rotativo, garantindo a alternância de liderança e promovendo um ambiente colaborativo entre os estados.

Os sete estados que compõem o Cosud abrigam mais de 114 milhões de habitantes, o que corresponde a 56% da população brasileira, e são responsáveis por 70% do PIB nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Cosud tem personalidade jurídica própria e terá sede em Brasília, com servidores indicados pelos estados, o que ajudará a defesa dos interesses do Sul e Sudeste em nível nacional.

- Patrocinado -

CONFERÊNCIA – A Conferência da Mata Atlântica será realizada nos dias 19, 20 e 21 de agosto, no pavilhão de exposições do Parque Barigui, em uma iniciativa conjunta entre o Governo do Paraná, Consórcio Brasil Verde e Prefeitura de Curitiba. O encontro na capital paranaense propõe um espaço estratégico de articulação nacional e internacional sobre os grandes desafios das mudanças climáticas, com especial atenção à preservação da biodiversidade e ao papel da Mata Atlântica como bioma-chave na resiliência ambiental do Brasil.

Entre os temais centrais a serem discutidos a partir das 14 horas desta terça-feira (19) estão: mudança climática e biodiversidade; financiamento climático; e governança climática e dimensão subnacional, resultando na Carta de Curitiba, que contém propostas concretas sobre Justiça Climática, Financiamentos Climáticos, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Conservação da Mata Atlântica e Cooperação entre esferas de governo e sociedade.

Agência Estadual de Notícias

Na posse da Aerp, governador destaca papel da radiodifusão na informação com credibilidade
Com visita à Alemanha, Governo do Paraná avança em projeto de planetário de última geração
Após alertas do presidente do Conselho de Ética, Alep propõe novo Código para punir deputados por quebra de decoro
Começa a instalação dos cabos de aço no trecho estaiado da Ponte de Guaratuba
Paraná antecipa orçamento para executar investimento recorde de 2025
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir
Compartilhar

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Arapongas

Mulher é presa por furto de chocolates em Arapongas após ser abordada pela PM

sergio
sergio
18 de novembro de 2025
Ladrão rouba café e tenta revender, em Cambira (PR)
Arapongas disputa futsal, bolão, xadrez e handebol em torneios regionais nesta semana
Alexandre Curi apresenta prestação de contas em Campo Mourão
VW Taos sai da pista e bate em poste na PR-444 em Arapongas

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo


Entrar no grupo do WhatsApp

Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?