Centro POP de Arapongas faz 5.274 atendimentos no primeiro semestre de 2025

Centro POP de Arapongas faz 5.274 atendimentos no primeiro semestre de 2025
Compartilhe no WhatsApp

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Arapongas promoveu 5.274 atendimentos no primeiro semestre de 2025. Os dados são do balanço das ações referentes ao período de janeiro a junho.
O serviço atua na garantia de direitos, atendimento humanizado e reinserção social da população em situação de rua, promovendo acolhimento, escuta qualificada, orientação, atividades socioeducativas e encaminhamentos à rede de proteção social. 
No total, foram 807 Indivíduos atendidos, dos quais 411 migrantes e 396 residentes no município de Arapongas.
O perfil dos usuários do Centro é de pessoas com toxicodependência (dependência química): 366 pessoas; alcoolismo/etilismo (dependência do álcool): 441; transtornos mentais identificados: 14 indivíduos.
Em média, foram atendidas 135 pessoas por mês:

 FAIXA ETÁRIA  MASCULINO  FEMININO  TOTAL
 18 A 39 ANOS  356  44  400
 40 A 59 ANOS  329  23  352
 ACIMA DE 60 ANOS  53  2  55
 TOTAL  739  69  807

As principais atividades desenvolvidas  foram: encaminhamentos para rede de saúde e assistência, ou outras políticas públicas que se fizeram necessárias; apoio na emissão e regularização de documentos pessoais; atividades coletivas, como roda de conversa, sobre os temas prevenção ao uso de substâncias psicoativos e inserção no mercado de trabalho; oferta de banho, alimentação e kits de higiene; abordagens sociais em pontos estratégicos da cidade; ações emergenciais nos dias de frio intenso; e concessão de passes/passagens de transporte.
Entre os desafios enfrentados, estão atendimento psicológico individualizado; alta demanda de usuários em situação de dependência química e álcool; resistência de parte do público em aderir aos serviços continuados e encaminhamentos propostos.

ABORDAGEM SOCIAL
A finalidade é promover o acolhimento, escuta qualificada, encaminhamentos e o fortalecimento de vínculos com a população em situação de rua, garantindo o acesso à rede de proteção social e demais políticas públicas. Neste primeiro semestre do ano, foram 349 pessoas abordadas – 117 migrantes e 232 munícipes. Destes, 112 eram toxicodependentes e 237, com alcoolismo/etilismo.
Quanto à faixa etária e gênero desses atendidos, foram 171 femininos e 285 masculinos de 18 a 59 anos; e 15 masculinos e um feminino de 60 anos ou mais.
Entre os serviços ofertados durante a abordagem, estão: escuta qualificada e orientações; encaminhamento ao Centro POP e à rede de saúde e assistência; prestação de informações sobre direitos e serviços ofertados; convites para acessar os serviços do Centro POP e abrigo emergencial.
“A ação foi fundamental para identificar necessidades específicas da população em situação de rua, fortalecer vínculos e garantir o acesso a direitos”, comenta o coordenador do Centro POP, Alisson Molinari. “Ressalta-se a alta incidência de uso de álcool e outras drogas, além da presença de migrantes, o que exige ações intersetorial contínuas e planejadas”, pontua.
“O Centro POP de Arapongas permanece firme no compromisso de promover cidadania, dignidade e reintegração social para a população em situação de rua”, ressalta Molinari. “O primeiro semestre de 2025 foi marcado por desafios, mas também por avanços significativos no fortalecimento das ações de proteção social. Seguiremos buscando estratégias de atuação mais eficazes, com foco na humanização dos atendimentos e na articulação com as demais políticas públicas”, finaliza.

SERVIÇO
O Centro Pop de Arapongas atende na Rua Drongo, nº 445, Vila Cascata.
Centro POP (43) 3902-1769
Abordagem Social – (43) 99149-9209

Pref. de Arapongas

Compartilhar Notícias

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

Clique para ouvir

Kombucha da Si – Clique Vídeo