Arapongas

Cemear realiza Curso sobre Planejamento Escolar da Educação Especial em Arapongas

Compartilhe no WhatsApp

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Centro Municipal Especializado (Cemear), realizou entre os dias 25/07 a 29/07/22, o Curso sobre Planejamento Escolar, para os professores da Educação Especial da Rede Municipal, e para os supervisores das Escolas Municipais. O ato contou também com a presença da secretária da pasta, Cristiane Cesaria Pablos Rosseti.

Segundo a coordenadora do Cemear, Katia Tavares Meserlian, o Plano de aula realizado pelos professores da Educação Especial será embasado no Referencial Curricular do Paraná em Foco. “ Este documento apresenta os objetos de aprendizagem que são essenciais para a progressão das aprendizagens em cada componente curricular. Sendo do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. E isso, tem o intuito de subsidiar a organização do trabalho pedagógico nas redes e escolas que compõem o Sistema Estadual de Educação do Paraná”, disse.

Veja quais foram os temas abordados durante o curso:

O planejamento como necessidade humana:

O homem, no seu dia a dia, organiza a sua vida pelo planejamento. Planejar é uma necessidade humana e faz parte da sua história; de maneira empírica ou científica, o homem sempre planeja suas ações, isto é, desde o período primitivo o homem planejava suas ações mesmo que de maneira informal.

O Planejamento Escolar:

O planejamento escolar segundo Libâneo (2001) é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. Há três modalidades de planejamento, articulados entre si o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aulas.

O plano da escola é um documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo e, de outro, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos.

O plano de ensino (ou plano de unidade) é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para o ano ou semestre.

O plano de aula é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter específico.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: