Início » Câmara de Arapongas aprova campanha de conscientização sobre esmolas
Arapongas

Câmara de Arapongas aprova campanha de conscientização sobre esmolas

Compartilhe no WhatsApp

A Câmara Municipal de Arapongas aprovou na sessão desta segunda-feira (17), Projeto de Lei de autoria do vereador Paulo Grassano, que institui a Campanha Permanente de Conscientização intitulada “CONSTRUA FUTUROS, NÃO

SUSTENTE PASSADOS”, cujo objetivo, segundo seu autor, é o de sensibilizar a população sobre os efeitos negativos da prática de dar esmolas e incentivar a orientação para a busca de alternativas mais eficazes para apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Nossa intenção, ao contrário do que alguns possam pensar, não é o de proibir a esmola – não temos esse poder e, mesmo se tivesse, não o faríamos. Queremos, através de campanha, conscientizar sobre os impactos negativos desta prática. Ao mesmo tempo, incentivar o direcionamento de doações para iniciativas que promovam a inclusão social”, disse o vereador.

 Ainda de acordo com a proposta aprovada, a campanha visa esclarecer os impactos negativos da prática de dar esmolas, que muitas vezes acabam por perpetuar o ciclo de pobreza e exclusão social, além de alimentar o vício em substâncias ilícitas e lícitas, como o álcool e outras drogas. “Tais práticas não só mantêm o indivíduo preso à marginalização e ao vício, mas também incentivam a dependência, desmotivando a verdadeira ressocialização e a reintegração dessas pessoas ao convívio social. É importante ressaltar que o município já oferece suporte adequado por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, especialmente com o Centro POP, que desde 2024 vem disponibilizando um Abrigo Emergencial para a população em situação de rua”, reforça Paulo Grassano.

 A adesão a esse serviço, entretanto, tem sido aquém do esperado, devido, principalmente, à resistência de algumas pessoas em aceitar as regras do local, como a proibição do consumo de drogas e álcool, além das orientações para convivência social e organização do espaço. “Diante disso, a criação desta campanha visa aumentar a adesão da população à assistência oferecida pelo município, através da conscientização sobre a importância de direcionar as doações para formas de apoio que possibilitem a recuperação, reintegração e capacitação da pessoa em situação de rua”, observa o vereador.
 

Paulo Grassano acredita que a ampla divulgação da campanha, por meio das redes sociais da Prefeitura, da Câmara Municipal e dos vereadores, será fundamental para alcançar o maior número possível de cidadãos, promovendo a mudança de comportamento em relação ao ato de dar esmolas. “Essa medida não só visa conscientizar, mas também fortalecer o trabalho do poder público, impulsionando ações que garantam a reintegração social das pessoas em situação de rua de forma mais eficaz, humana e estruturada”, finaliza.

Câmara Mun. de Arapongas

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

Clique para ouvir

Convocação Clube Campestre

Pousada Por do Sol

Amar Idosos

Kombucha da Si – Clique Vídeo

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: