m emocionante sessão solene realizada nesta sexta-feira (1º), a Câmara Municipal de Apucaranaentregou o Título de Cidadã Honorária à desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), Joeci Machado Camargo.
A honraria reconhece a trajetória jurídica e o compromisso social da magistrada, que é idealizadora e coordenadora do Programa Justiça no Bairro, responsável por levar atendimento jurídico gratuito e cidadania a milhares de paranaenses em situação de vulnerabilidade.
Emocionada, Joeci recordou que sua carreira na magistratura teve início em Apucarana, cidade onde viveu momentos marcantes de sua vida. “Hoje, eu me sinto homenageada e emocionada com tamanha honraria. Essa receptividade para mim é algo que me leva às lágrimas. E eu só tenho gratidão a esta terra porque aqui eu fui muito feliz como magistrada. Não se acanhem, se precisarem de mim estou aqui para ajudar”, declarou.
O presidente da Câmara, vereador Danylo Acioli (MDB), ressaltou a admiração pela homenageada e relembrou alguns momentos em que trabalhou ao lado de Joeci.
“Fico feliz por poder entregar esse título à desembargadora Joeci, uma pessoa por quem eu tenho um carinho, uma admiração imensa. Quando eu era estagiário ainda, nos atendeu e nos ensinou, e agora eu tenho a honra de entregar este título”, afirmou Danylo.
O projeto de lei que concedeu o título foi aprovado em 2015 e é de autoria do vereador licenciado José Airton Deco de Araújo (Agir), atual diretor-presidente da Autarquia Municipal de Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa).
“Na época, todos os vereadores queriam apresentar esse projeto, mas fui escolhido como autor. Graças a Deus, tive essa honra. Hoje, Apucarana passa a receber como filha uma pessoa do bem, que ajudou tantas pessoas durante sua carreira”, destacou.
Também estiveram presentes os vereadores Wellington Gentil (Agir), Moisés Tavares (PP) Guilherme Livoti (União), Adan Lenharo (DC) e a vereadora Eliana Rocha (Solidariedade).
A cerimônia também contou com a presença de autoridades municipais e do Judiciário, entre eles o prefeito Rodolfo Mota (União); o juiz da 2ª Vara Cível de Apucarana, Dr. Rogério Tragibo; o juiz da Vara da Família, Dr. Oswaldo Soares Neto; o juiz da Vara Criminal, Dr. Laércio Franco Junior; e o promotor de Justiça Fabrício Drumond Monteiro, além de advogados e representantes de entidades como a OAB, Defensoria Pública, Sesc, Senac, Sivana, entre outros.
Trajetória de dedicação à Justiça e ao social
Nascida em outubro de 1955, em Londrina, Joeci formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e especializou-se em Teoria Geral do Direito pela Escola da Magistratura.
Sua carreira na magistratura teve início em dezembro de 1986. Quase 20 anos depois, em 2009, foi nomeada Desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná.
Além da sólida carreira jurídica, Joeci é amplamente reconhecida pelo seu compromisso social. Ela idealizou e coordena o Programa Justiça no Bairro, que já beneficiou milhares de famílias em situação de vulnerabilidade em todo o Paraná. Por meio do programa, são oferecidos serviços essenciais como:
• Regularização de documentação
• Assistência jurídica gratuita
• Perícias médicas
• Casamentos coletivos
Um desdobramento importante desse projeto foi a criação, dentro do TJ-PR, do Núcleo de Conciliação das Varas de Família e Polos Avançados.
Seu trabalho teve reconhecimento nacional e estadual, com prêmios e homenagens como:
• Prêmio Conciliar é Legal, do Conselho Nacional de Justiça
• Medalha Ordem do Pinheiro, a mais alta condecoração do Governo do Paraná
• Título de Cidadã Honorária de Foz do Iguaçu, concedido pelo Decreto Legislativo nº 19/2023
Na gestão do Tribunal de Justiça do Paraná, Joeci também teve papel de destaque. Atuou como:
• 2ª Vice-Presidente (biênio 2021/2022)
• 1ª Vice-Presidente (biênio 2023/2024)
Durante esse período, participou ativamente da Área de Cooperação Jurídica Internacional, contribuindo com ações estratégicas da Justiça paranaense.
Câmara Municipal de Apucarana