Foi empossado nesta sexta-feira (3), em sessão solene na Câmara de Apucarana (PR), o vereador Pablo Aparecido Rocha, o Pablo da Segurança (Cidadania). Guarda civil municipal, que até a última quinta-feira (2) ocupava cargo de comandante da corporação, assume após decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinar anulação dos votos do Democracia Cristã (DC), o que gerou mudanças em duas cadeiras da casa. Veja o vídeo no final do texto
A sessão de posse foi acompanhada pelo prefeito Rodolfo Mota (União). Em discurso, o prefeito agradeceu a atuação do ex-comandante em frente à Guarda Civil Municipal (GCM) e afirmou que as portas do gabinete estarão abertas ao novo vereador. “Tenho que agradecer esses nove meses em frente à corporação. Nunca tive dúvidas que seu nome era certo em frente à essa nova fase da Guarda Civil Municipal, mesmo diante de tantos desafios”, afirmou o prefeito.
Vários membros do secretariado acompanharam a solenidade, caso da primeira-dama e secretária da Mulher, Karine Mota; a secretária de Assistência Social, Fabíola Carreiro, e os o secretários de Segurança, major Vilson Laurentino da Silva; Meio Ambiente, Marcos Diego da Silva; Gestão, Robson Souza; Serviços Públicos, Wendel Metta; Cultura, Rodrigo Liévore e comunicação Social, Ely Macedo.

Em seu discurso, Pablo agradeceu votos recebidos e fez um resumo de sua trajetória pública, destacando ação na área de segurança. “Quando eu entrei, a GCM era desacreditada, com baixos salários e problemas de estrutura, mas ajudamos a transformar a instituição e fortalecemos a integração com outras forças de segurança”, comentou.
O presidente da Câmara de Apucarana, Danylo Acioli (MDB), que conduziu a sessão deu boas-vindas ao novo vereador.
Pablo disputou três vezes a um cargo na Câmara e fez 1.129 votos no pleito de 2024. Ele garantiu cadeira após retotalização de votos e recálculo de quociente eleitoral decorrente da anulação de votos do DC por fraude à cota de gênero, que resultou na cassação do vereador Adan Lenharo (DC) e na perda de uma das cadeiras do Agir, ocupada por Luciano Facchiano.
Neste sábado, as 14h40, a Câmara se reúne em nova sessão solene para dar posse a Lucas Leugi (PSD), que também assume vaga após decisão do TRE.
Informações: TNOnline