Câmara de Apucarana aprova PL que multa uso de droga em área pública em Apucarana

Câmara de Apucarana aprova PL que multa uso de droga em área pública em Apucarana
Compartilhe no WhatsApp

O uso de drogas ilícitas em espaços públicos será passível de multa administrativa em Apucarana (PR). A situação é prevista em substitutivo aprovado ontem em primeira discussão. A matéria é de autoria do presidente da Câmara, vereador Danylo Acioli (MDB).

Segundo o vereador, a proposta semelhante já foi adotada em Santa Catarina e respeita as competências legais do município em relação ao poder de polícia administrativa. “Eu levo meus filhos no Jaboti, na Praça do 28 e lá tem ‘zé droguinha’ jogando fumaça nas crianças. Podemos coibir, pelo menos em Apucarana, essa postura”, afirma.

O uso de drogas, lembra o vereador, não é considerado crime, mas o município tem poder de adotar medidas administrativas e de caráter educativo sobre o porte e consumo de drogas ilícitas em espaços públicos. A lei aprovada por unanimidade com 10 votos favoráveis – o vereador Odarlone Orente (PT) estava ausente no momento da votação – determina que o Executivo fixe a multa pela conduta.

Os vereadores também aprovaram, em segunda discussão, projeto de Lei nº 84/2025, que trata da reutilização de material fresado de asfalto em estradas rurais, de autoria do vereador Luciano Facchiano (Agir). Também em segunda discussão, foi aprovado Projeto de Lei nº 85/2025, que institui o prêmio “Destaque Apucarana”. A matéria é de autoria do vereador Wellington Gentil (Agir) e institui a premiação anual dentro da programação do aniversário da cidade, comemorado em 28 de janeiro. O projeto teve voto contrário de Guilherme Livoti (União).

Os vereadores também aprovaram em primeira discussão, duas matérias de iniciativa do Executivo: Projeto de Lei nº 109/2025, que revoga a cessão de imóvel à OAB de Apucarana; e o Projeto de Lei nº 113/2025, que declara de utilidade pública a Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual São Bartolomeu.

Ambulantes

A sessão de ontem foi acompanhada por um grupo de vendedores ambulantes do município, que foram pedir aos vereadores que regularizem a atuação da atividade. Segundo os vendedores, a lei que regulamenta o trabalho no centro da cidade, como nas proximidades da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes, já caducou e eles pedem uma nova medida para que possam continuar trabalhando na região.


							Câmara aprova PL que multa uso de droga em área pública em Apucarana
Foto por Louan Brasileiro / TNOnline

Auxiliares e Técnicos de Enfermagem

A sessão também foi marcada pela presença de vários trabalhadores da saúde, sendo auxiliares e técnicos de enfermagem que pedem a equiparação salarial da categoria. Um requerimento, de autoria do vereador Dr. Odarlone (PT), foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

							Câmara aprova PL que multa uso de droga em área pública em Apucarana
Foto por Louan Brasileiro / TNOnline

							Câmara aprova PL que multa uso de droga em área pública em Apucarana
Foto por Louan Brasileiro / TNOnline

Falhas no telefone 192 do Samu

O vereador Guilherme Livoti apresentou requerimento cobrando respostas sobre a sequência de falhas técnicas que o telefone 192 do Samu tem apresentado em Apucarana.

Segundo Livoti, esse problema precisa ser tratado de forma que traga uma solução definitiva.

Informações: TNOnline

Compartilhar Notícias

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Explosão de Milagres

JR Martelinho de Ouro

MagraSS

Clique para ouvir

Clique e peça já!