A Câmara de Vereadores de Apucarana aprovou nesta quinta-feira (07), em duas sessões extraordinárias, dois projetos do Executivo Municipal que garantem áreas para dois projetos importantes na área de educação e segurança pública: a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil no Solo Sagrado e o novo quartel do 11º Batalhão de Bombeiro Militar (11º BBM).
O CMEI do Solo Sagrado, que teve abertura do processo licitatório anunciado na última segunda-feira pelo prefeito Rodolfo Mota (União), será construído em um terreno de 700 metros quadrados pertencentes à Mitra Diocesana, que permutou a área com outro terreno, de mesma metragem e na mesma localidade, pertencente ao município.
Segundo o líder do prefeito na Câmara, vereador Moisés Tavares (PP), o terreno pertencente ao município não tinha especificações técnicas necessárias para a obra. “Que bom que temos esse bom relacionamento com o bispo Dom Carlos (Oliveira) e com a Mitra Diocesana, que prontamente aceitou a permuta contribuindo com projeto”, comentou, acrescentando que o CMEI é uma demanda de dezenas de famílias que atualmente encaminham os filhos a outras unidades.

“Temos que reconhecer esse esforço da administração. Assumir esse projeto no primeiro ano de mandato não é uma decisão fácil, porque além da obra, a construção impacta em outras demandas futuras no orçamento”, destacou.
O projeto foi aprovado por unanimidade. Também foi aprovado projeto de doação de terreno de mais de 2,5 mil metros quadrados que vai abrigar o novo quartel do Corpo de Bombeiros. O imóvel, localizado na Avenida Minas Gerais, no antigo estacionamento da Viação Garcia, foi adquirido pela Prefeitura para esta finalidade. A lei autoriza a doação do imóvel ao Governo do Estado, premissa exigida para dar continuidade ao processo.
O comandante do 11º BPM, major Leandro José Callegari, e outros oficiais acompanharam a votação. A nova sede vem sendo discutida há anos e foi articulada pelo deputado federal licenciado e secretário de Saúde, Beto Preto.
O presidente da Câmara de Apucarana, Danylo Acioli (MDB) destacou a importância da aprovação do projeto. Outros municípios, destaca o presidente, estavam interessados em ceder áreas para abrigar o quartel. “É um momento importante e histórico e vai deixar um legado para a cidade. Um projeto desse porte vai valorizar toda região, vai gerar empregos e agradar investidores”, destaca.
O prefeito Rodolfo Mota sanciona na manhã desta sexta-feira (08) a lei de doação da área em solenidade seguida de entrevista coletiva.
Informações: TnOnline