Calendário para pagar Certificado de licenciamento de veículos começa na sexta

licenciamento pr
Compartilhe no WhatsApp

O calendário de vencimento no Paraná da taxa do Certificado de Licenciamento Anual inicia na próxima sexta-feira, 15, conforme o número final da placa, sob o valor único de R$ 94,61.

Este é o documento que comprova que o automóvel atende aos critérios de segurança e ambientais exigidos por lei e, portanto, está apto a circular. 

Uma novidade de 2025 é que o cronograma foi simplificado, reduzido a dez datas, para evitar dúvidas e facilitar o entendimento dos condutores. A guia para pagamento pode ser acessada por meio dos sites do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), no aplicativo Detran InteliGente e nas unidades de atendimento, com prazo de dois dias. A quitação pode ser feita via pix e o certificado fica pronto em até 15 minutos.

O Detran-PR esclarece que, somente após a quitação do licenciamento, do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), de eventuais multas e débitos é que pode ser emitido o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório que reconhece a total obediência à legislação.

CRONOGRAMA
Os primeiros vencimentos são para os veículos com numeração final da placa igual a 1. A partir do dia 29 começa o prazo para placas com final 2 e a sequência vai até 28 de novembro, para finais iguais a zero.
Confira o calendário:
Numeração final da placa e dia de pagamento
1 – 15 de agosto
2 – 29 de agosto
3 – 10 de setembro
4 – 19 de setembro
5 – 30 de setembro
6 – 10 de outubro
7 – 20 de outubro
8 – 31 de outubro
9 – 14 de novembro
0 – 28 de novembro
Depois do pagamento, a emissão do documento pode ser feita em formato físico ou digital, conforme a escolha do proprietário.
O motorista que for flagrado circulando com um veículo que não esteja licenciado estará cometendo uma infração de trânsito gravíssima, sujeito à aplicação de multa, pontuação na carteira de habilitação e remoção do veículo.

O diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda, frisa que é função do órgão informar e agilizar os processos para os condutores. “Trabalhamos com transparência e modernização procurando não incomodar os motoristas, trabalhadores, empresas, e o licenciamento ajuda a resolver as pendências do veículo, deixando-o totalmente regularizado e em segurança para rodar”, comenta.

Segundo o chefe do Departamento Executivo de Veículos do Detran-PR, Antonio Paim de Abreu Junior, o licenciamento anual é uma exigência legal prevista nos artigos 130 e 131 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Ele tem o objetivo de garantir que o veículo atenda a todas as exigências de segurança do Conselho Nacional do Trânsito (Contran).

Inclusive casos específicos como veículos a base de GNV ou que tiveram recall também precisam de inspeção de segurança ou troca de peça”, diz.
(Com Agência Estadual de Notícias)

Pref. de Arapongas

Compartilhar Notícias

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

Clique para ouvir

Clique e peça já!