Em uma demonstração de força, superação e talento, a equipe de ciclismo de Arapongas marcou a estreia de maneira histórica no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike (MTB) XCM, competição de Cross-Country Maratona, modalidade caracterizada por provas de longa distância, que ocorreu no domingo, 31, em Maringá. Contra os melhores atletas do Brasil, os representantes do município não apenas competiram, mas protagonizaram uma campanha de destaque, conquistando colocações expressivas em uma das provas mais duras do calendário nacional. Os atletas têm o apoio da Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria de Esporte.
A competição reuniu 550 ciclistas de todos os estados, que enfrentaram um percurso extremamente desafiador: 85 quilômetros de estradas de terra, subidas íngremes e trilhas técnicas, com um desnível acumulado de 1.800 metros, testando o limite físico e mental de cada atleta.
Sob o comando da técnica Aline Yamada, a equipe araponguense mostrou que veio para ficar. Mesmo na primeira participação em um evento de tão alto nível, os ciclistas conquistaram resultados que prometem colocar Arapongas no mapa do ciclismo nacional.

DESTAQUES
O grupo obteve performances sólidas entre diversas categorias. Na Elite, a mais competitiva de todas, Bruno Sousa lutou entre os melhores do Brasil e garantiu um expressivo 25º lugar.
Nas categorias por idade, os atletas master foram impecáveis. Wilian Santos foi um dos grandes nomes da delegação, cruzando a linha em 14º lugar na Master A1. Na Master C1, Ricardo Dicati (23º) e Gilberto Padilha (29º) foram muito regulares. Reinaldo Gussi garantiu um lugar entre os 15 melhores do país na Master C2, fechando a prova em 13º lugar.
Entre os mais jovens, na categoria Sub-23, Eduardo Melo abriu caminho com o 32º lugar. Na Sub-30, João Biscaia (29º) e Matheus Pereira (30º) completaram a campanha. Cleiton Decaroli (Elite – 57º) também completou a prova e o atleta Saulo Silvestrini acabou sofrendo uma queda durante o percurso e não conseguiu finalizar a prova.
ORGULHO
A técnica Aline Yamada não escondeu o orgulho do desempenho coletivo. “Estamos absolutamente realizados. Essa foi nossa primeira vez em um Brasileiro de XCM, e o que eu levo é o brilho nos olhos de cada atleta, a superação de cada um. Eles executaram tudo que treinamos, enfrentaram um percurso brutal e trouxeram resultados que superaram nossas expectativas. Isso é só o começo. Arapongas mostrou que tem um potencial enorme”, comemorou.
O Secretário de Esporte, Altair Sartori, reforçou o compromisso da pasta em apoiar o desenvolvimento das modalidades esportivas no município. “É com enorme satisfação que vemos nossos atletas competindo em pé de igualdade com os melhores do Brasil. Esse resultado excelente no Campeonato Brasileiro é fruto de muita dedicação dos atletas, do trabalho incansável da técnica Aline e também do investimento que estamos fazendo no esporte. Eles honraram o nome de Arapongas e são a prova viva de que o esporte transforma e coloca nossa cidade em destaque. Parabéns a todos! Este é um passo importante, e temos a certeza de que virão muitas outras conquistas”, declarou o secretário.
A participação da equipe de MTB de Arapongas no Campeonato Brasileiro foi um marco. Um aviso de que uma nova potência do ciclismo de montanha está surgindo, com atletas determinados, uma comissão técnica competente e o apoio necessário para alçar voos ainda mais altos.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Esporte).
Pref. de Arapongas