Arapongas

ASSESSORIA PARLAMENTAR: Radamés é força extra para Arapongas em Brasília

Compartilhe no WhatsApp

Nos últimos anos, prefeitos, vereadores e demais lideranças atendidas pelo então deputado estadual Pedro Lupion (DEM) tiveram um aliado importante em Curitiba: o assessor Radamés Bonora, encarregado de fazer a interlocução política entre o gabinete do parlamentar, o Palácio Iguaçu e secretarias de Estado. Com a eleição de Pedro Lupion para deputado federal, no ano passado, a partir de agora toda a experiência acumulada por Radamés ao longo de anos estará à disposição dos gestores municipais em Brasília. “O Radamés é um batalhador e a ajuda dele tem sido fundamental para que as demandas do nosso município caminhem como é preciso”, afirma o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, repetindo uma avaliação comum entre os 62 prefeitos atendidos por Lupion, a maioria no Norte Pioneiro, nos Campos Gerais, Vale do Ivaí e Centro Oeste.

De Arapongas, onde reside sua família, formado em Direito, com especialização em Gestão Pública pela Faculdade de Santiago, no Chile, Radamés começou sua trajetória na vida pública trabalhando por dois anos na Câmara Municipal, quando Sérgio Onofre exercia o mandato de presidente. Em 2010, Radamés esteve à frente, em Arapongas, da campanha de Abelardo Lupion a deputado federal e do filho, Pedro Lupion, a deputado estadual. A parceria deu tão certo que ele foi convidado a integrar a equipe. “Fui para Jacarezinho, onde fiquei um ano conhecendo a base eleitoral. Em 2012, fui convidado a integrar a equipe do Pedro em Curitiba, na Assembleia”, recorda Radamés.

Segundo ele, este foi o período em que mais adquiriu experiência, auxiliando prefeitos e vereadores na captação de recursos e no encaminhamento de projeto. Para ficar no exemplo de Arapongas, ele acompanhou passo a passo todas as obras e ações do Estado no município, como a pavimentação que liga a Rua Rouxinol com Aricanduva, o calçamento com pedras na estrada do Araguari, a reforma do 24 Horas e dos postos de saúde do Petrópolis, do Padre Bernardo e do Flamingos, o processo para liberação de recursos para a construção da nova unidade do Honpar, os trâmites para a construção do Colégio Alto da Boa Vista, já licitado e com dotação orçamentária aprovada, bem como o projeto para o contorno leste de Arapongas, que demandou muitas reuniões com o governo, DER, Viapar e os proprietários das áreas desapropriadas. Reforma de colégios, liberação de viaturas, Corpo de Bombeiros, a lista de obras que ele conta desde o primeiro passo até a inauguração não tem fim – em Arapongas e dezenas de municípios.

EXPECTATIVA

E por que acreditar que o mandato de Pedro Lupion em Brasília será igualmente produtivo? Começa pela força política dos Lupion no governo Bolsonaro. Abelardo Lupion recebeu um cargo na Casa Civil, onde se destaca como liderança forte do agronegócio e amigo do ministro Onyx Lorenzoni. Pedro Lupion é o presidente do Diretório Regional do Democratas (DEM), que tem a presidência do Senado, da Câmara, o ministro da Saúde e a Casa Civil. “Onde você chega com o nome Lupion, as portas se abrem. Nós pretendemos usar bem essa força em favor do Paraná e especialmente em favor dos municípios atendidos pelo deputado”, acrescenta Radamés.

Ele frisa que Pedro Lupion é liderança do agronegócio, determinado na defesa do agricultor, das cooperativas e entidades ligadas ao segmento. “Em segundo lugar vem a saúde. Aqui cabe um destaque: uma das nossas grandes lutas em Brasília será pela liberação da Faculdade de Medicina. Hoje dependemos de uma aprovação do MEC para que a direção do Honpar possa dar início ao projeto”, adianta Radamés. Embora esteja a serviço de todos os municípios da base de Pedro Lupion, ele não esconde que olha com carinho especial para as demandas de Arapongas. E cita outro exemplo: a liberação de recursos junto à CEF para a construção de casas no município. “O terreno está assegurado. Precisamos vencer a burocracia e acelerar o processo de contratação”, argumenta. Outra preocupação é dar sequência aos projetos que vinham sendo encaminhados pelo deputado federal Osmar Serraglio em favor de Arapongas. Apesar e grande votação no município, Serraglio não se reelegeu. “O Pedro Lupion já deixou claro que todas as demandas serão cuidadas com muita atenção, especialmente a construção do câmpus do IFPR e a liberação dos recursos restantes para obras de combate à erosão”, finaliza Radamés.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: