Arapongas

Assembleia Legislativa do Paraná homenageia Irondi Pugliesi

Compartilhe no WhatsApp

Durante toda sua vida pública Irondi, natural de Arapongas, teve atuação marcante na consolidação dos direitos da mulher.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Ademar Traiano (PSD), promulgou nesta semana lei que homenageia a ex-deputada estadual Irondi Pugliesi com nome de uma sala anexa ao Plenário da Casa. O objetivo é valorizar a memória do Poder Legislativo e homenagear personalidades marcantes do Legislativo paranaense. 

A proposição é da Comissão Executiva da Legislatura anterior, então composta pelo atual presidente, deputado Ademar Traiano, primeiro-secretário deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) e segundo-secretário deputado Gilson de Souza (PL).

Irondi Mantovani Pugliesi nasceu em 1947 no município de Arapongas. Era casada com Waldyr Pugliesi que foi prefeito, deputado estadual e federal. Na vida política, foi vereadora em Arapongas e deputada estadual por três mandatos (1983/87, 1991/94 e 1994/98).

Durante toda sua vida pública ela teve atuação marcante na consolidação dos direitos da mulher exercendo o cargo de presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina desde sua fundação, em 1986. Também integrou a comissão que elaborou o anteprojeto da criação do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, sendo sua representante no Paraná. Participou de diversas conferências internacionais pela Organização das Nações Unidas (ONU) sempre na garantia dos direitos da mulher. Irondi faleceu em 12 de abril de 2021, vítima da Covid-19.

– LEIA MAIS: Aulas de defesa pessoal para mulheres são ofertadas em Arapongas

MEMÓRIA
De acordo com Ademar Traiano, a Assembleia Legislativa do Paraná preocupa-se com a manutenção da história política do Estado homenageando personalidades marcantes, em especial com forte atuação no legislativo paranaense. A sala técnica que recebeu o nome da deputada Irondi Pugliesi fica situada ao lado de outra sala técnica, nominada deputado Caíto Quintana.

Nesse início de Legislatura foi proposta pela Mesa Executiva a denominação de deputado Duílio Genari para a galeria do 1º balcão e do deputado Gilberto Carvalho para a galeria do 2º balcão, localizadas no Plenário do Legislativo estadual, que também leva o nome de um ex-deputado, Waldemar Daros.

O Plenarinho, localizado no térreo da Casa, chama-se Deputado Luiz Gabriel Sampaio; o Salão Nobre é nominado de Senador Acioly Filho; o Auditório Legislativo localizado no terceiro andar do prédio dos Plenários homenageia o deputado Rubens Recalcatti; e a Sala de Reuniões anexa ao Plenário tem o nome do deputado Arnaldo Busato.

Por, Edison Costa TNOnline

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: