Colunistas Denis Oliveira

Arquitetura Maquete Virtual: um recurso que pode evitar frustrações

Compartilhe no WhatsApp

Ferramenta possibilita visualização antecipada do resultado de uma construção, reduzindo chances de descontentamento e reparos

Imagem (1)Na arquitetura, sempre houve a necessidade de o proprietário antever como o projeto ficará após sua construção. Porém, os desenhos com medidas que compõem a planta baixa (desenho de uma construção feito, em geral, a partir do corte horizontal) e que servem de referência para os construtores na execução da obra, nem sempre proporcionam uma visualização satisfatória aos proprietários.

Imagem (2)Sem uma possibilidade de visualizar adequadamente o resultado final do trabalho, os clientes acabam contentando-se com a explicação do projetista e, só ao final da obra, descobrem se o projeto está ou não compatível com suas expectativas. O problema é que, com a obra concluída, é impossível para o proprietário opinar sobre qualquer adequação no projeto. Em algumas situações, o cliente, com dúvida do resultado final, chega a propor tantas alterações que o projeto inicial fica irreconhecível e pouco funcional

Imagem (3)Imagem (4)A solução para este dilema está em um recurso chamado Maquete Virtual. A ferramenta consiste na simulação de um desenho industrial ou projeto arquitetônico/urbanístico feita em computador, utilizando modelagem tridimensional. Com esta tecnologia, podemos visualizar fachadas, jardins e ambientes decorados antes mesmo do início da obra. Os programas atuais produzem desenhos tão realistas quanto uma foto!

Imagem (5)Alguns profissionais não cobram pela apresentação do projeto com imagens virtuais. Além do perfeito entendimento do projeto por parte dos contratantes, evitando alterações desnecessárias, a Maquete Virtual auxilia no processo criativo e é uma excelente ferramenta de venda. Cabe ao futuro proprietário de construção exigir de seu arquiteto este recurso. Cada projeto é único e merece ser representado corretamente!

Imagem (6)

Denis Oliveira, arquiteto
Rua Nova Ucrânia esquina com a Rua Antônio Melnick, nº. 16, Sala 2
CEP: 86.802-550
FONE: (43) 4101-8545
EMAIL: [email protected]
FACEBOOK: Denis Oliveira Arquitetura

Os artigos assinados são de responsabilidade dos colunistas

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: