Arapongas vive uma das maiores temporadas culturais da história

Arapongas vive uma das maiores temporadas culturais da história
Compartilhe no WhatsApp

O ano de 2025 está sendo marcante para a cultura em Arapongas. Sob a coordenação da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Cultura, Lazer e Eventos (Secle), o município vem alçando voos na qualidade de oferta cultural com calendário intenso, diversificado, estratégico, que une tradição, inovação e inclusão social.
Com inaugurações históricas, festivais de longa duração, eventos formativos e celebrações populares, Arapongas já contabiliza mais de 70 dias de programação cultural apenas no primeiro semestre e que atraíram público de mais de 40 mil pessoas, segundo a Secle. 

EVENTOS
Destacam-se, entre as atividades desenvolvidas nos primeiros sete meses do ano, o Carnaval nas Asas do Samba, que durou 11 dias e reuniu mais de 25 mil pessoas; a Roda de Conversa “Joanas de Barro”, com enfoque no protagonismo feminino nas artes; o Festival Som do Rouxinol, que teve duração de 28 dias e encerra nesta sexta-feira, 08, valorizando a música autoral, a produção artística local, regional e nacional; a inauguração da Escola Municipal de Artes Nitis Jacon (EMA), com capacidade para atender 900 alunos de todas as faixa etárias e contando com diversos segmentos arte-educacionais; inauguração do G1 – Galpão Cultural Toca das Maritacas, o primeiro teatro em arena do município, além da Banda Municipal, que promove apresentações e concertos didáticos nas escolas municipais e estaduais durante o ano.
Somando todos os eventos, já são 70 dias de atividades culturais no ano. “Com diversas atividades distribuídas ao longo de 2025, proporcionamos à população acesso constante à cultura, não apenas em períodos concentrados, criando um ciclo de engajamento contínuo”, destaca o secretário da pasta, Pedro Ziroldo.

REDES
O reflexo dessa intensa programação também aparece nas redes sociais. A conta oficial do Instagram da Secretaria (@seclearapongas) teve um alcance com mais de 15 mil interações e 700 mil visualizações. “O crescimento é evidente: saltou de 62 mil visualizações em abril para 304 mil em julho. Isso demonstra que a comunicação digital é, hoje, uma aliada estratégica na aproximação entre a população e as ações culturais”, pontua Ziroldo.
Para ele, com público expressivo, programação extensa, crescimento digital e reconhecimento na imprensa, Arapongas mostra que investir em arte é investir nas pessoas. “E é por meio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cultura, Lazer e Eventos, que essa transformação está acontecendo, colocando Arapongas no mapa cultural do Paraná. Arapongas tem se destacado por espalhar a programação ao longo de todo o ano, com eventos de curta, média e longa duração. E ainda vem aí o Tangará em Cena, Festival de Artes da Cena, previsto para setembro, com 25 dias de apresentações e atrações”, frisa o secretário. 
“A cultura em Arapongas não é apenas um espetáculo, é a expressão viva de um povo que se reinventa e voa cada vez mais alto”, finaliza.

Pref. de Arapongas

Compartilhar Notícias

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

MagraSS

Clique para ouvir

Parabéns Arapongas

Clique e peça já!