Início » Arapongas registra 613 casos confirmados de dengue e um de chikungunya
Arapongas

Arapongas registra 613 casos confirmados de dengue e um de chikungunya

Compartilhe no WhatsApp

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta quinta-feira, 24, o Informe Epidemiológico da Dengue – de 13 a 19 de abril. Segundo os dados repassados por meio do Controle de Endemias, Arapongas contabiliza 3.009 notificações, sendo 613 casos positivos de dengue (539 adquiridos no município e 74 casos importados), além de 83 em investigação, 2.313 negativos e um óbito. O Informe traz ainda o registro de um caso confirmado de chikungunya – doença também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

O coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, reforça que o município segue atuando na prevenção e também no combate ao mosquito. “Este é um período climático com tendência à diminuição dos casos e circulação do mosquito Aedes aegypti, mas é válido mantermos as ações estratégicas de fiscalização, bloqueios, atividades educativas e outros. Tudo isso com a ajuda da população”, frisou.

INTEGRAÇÃO

Reforçando para as medidas educativas, a Secretaria Municipal de Saúde – Controle de Endemias, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria de Educação, lançaram a campanha “Recicla Sim, Dengue Não”. O projeto promove uma cultura de responsabilidade no combate e prevenção à dengue, começando com as crianças dentro e fora da sala de aula. Além disso, há uma competição positiva, onde cada escola fará ações de reciclagem – com atividades escolares domiciliares. Também inserido no projeto, o Controle de Endemias vai desenvolver palestras nas instituições de ensino.

PARANÁ

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) divulgou o novo informe semanal da dengue. Foram registrados mais 5.767 casos da doença e dois óbitos. Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 147.531 notificações, 42.802 diagnósticos confirmados e 33 óbitos em decorrência da dengue no Estado.

Ao todo, 395 municípios já apresentaram notificações da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 352 possuem casos confirmados. Os dois novos óbitos são de Apucarana (uma mulher de 65 anos sem comorbidades) e de Toledo (um homem de 75 anos com comorbidades). As mortes ocorreram em março e abril, respectivamente. (Sesa)

Pref. de Arapongas

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

Dia do Trabalhador

Clique para ouvir

Amar Idosos

Kombucha da Si – Clique Vídeo

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: