Arapongas deu um passo decisivo para ampliar a rede de atenção primária: foi sancionada a lei nº 22.868, de 08 de dezembro de 2025, que autoriza o Estado a doar ao município o terreno da Rua Tucanos, no centro, para a construção de uma Unidade Básica de Saúde de grande porte. A Assembleia Legislativa aprovou a medida e o governador Carlos Massa Ratinho Junior a sancionou, abrindo caminho para a implantação da chamada “super UBS”.
O lote, onde funcionava a antiga Delegacia de Polícia, ficou disponível após a demolição do prédio com a inauguração do Centro de Detenção Provisória (CDP). “A cessão deste terreno é mais um passo para que Arapongas possa contar com uma super UBS na área central, otimizando ainda mais os serviços na área de saúde, numa estrutura moderna e muito bem equipada para atender ainda melhor a população”, destaca o prefeito Rafael Cita.
Relembre
Em agosto, Rafael Cita, ao lado do superintendente-geral de Apoio aos Municípios, Sérgio Onofre, esteve na Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP), em Curitiba, para tratar da doação do terreno destinado à nova UBS. O tema já havia sido discutido em abril, também na capital, com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
“Com os números que nós levamos e os argumentos que apresentamos, Beto Preto concordou que é preciso otimizar o atendimento na área central, introduzindo novos serviços e reestruturando outros para dar maior agilidade às demandas da população”, frisou o prefeito.
Próximos passos
💬 Grupo do WhatsApp
Rafael Cita vai se reunir com Beto Preto na próxima semana, em Curitiba, para dar sequência às tratativas. “Estamos confiantes de que, com a formalização da doação do terreno, o caminho agora fica livre para mais esse grande investimento no município”, finaliza o prefeito.
Detalhes como cronograma de obras e valores envolvidos não constam no material divulgado.
Fonte: Redação
