A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, sedia nesta semana um workshop do PlanificaSUS. A equipe de tutoria da Regional de Saúde esteve presente na segunda-feira, 19, promovendo a capacitação e orientando a respeito do desenvolvimento das atividades.
O treinamento foi ministrado no auditório da Escola Municipal Professora Antonica Giroldo Franciosi, com membros de todas as equipes das Unidades Básicas de Saúde e representantes das equipes de saúde de Sabáudia, e segue até a quinta-feira, 22.
“O PlanificaSUS visa qualificar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para que as ações cotidianas tenham foco na necessidade da população, prioritariamente os mais vulneráveis”, detalha o Odontólogo e Promotor de Saúde Profissional Moacir Paludetto Jr.
“Uma das estratégias de qualificação é a estratificação de risco, onde a equipe passa a conhecer as necessidades das famílias e, a partir desse conhecimento, conseguir organizar uma fila conforme a maior necessidade de atendimentos, ampliando o acesso da população aos serviços ofertados, porém, com base em critérios nos modelos de determinação social em saúde, ou seja, não é aquele que entra na fila primeiro que terá o atendimento prioritário, mas sim aquele que mais precisa”, pontua.
“A fase atual possui como prioridade a qualificação dos atendimentos em saúde mental que se configura como um dos problemas mais complexos na saúde pública na atualidade”, acrescenta Paludetto Jr. “Em Arapongas, as 30 Unidades Básicas de Saúde e os três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) estão participando deste processo coordenado e executado pelo Hospital Albert Einstein e Secretaria Estadual de Saúde”, descreve Paludetto Jr.
Depois dessa capacitação, ainda segundo o Promotor de Saúde Profissional, “os profissionais desenvolvem uma série de atividades nas Unidades de Saúde com as suas respectivas equipes, bem como são monitorados e avaliados pelos responsáveis garantindo que haja de fato melhorias nos serviços ofertados à população”.
Paludetto Jr. destaca ainda que o estado do Paraná é o primeiro estado a implementar o PlanificaSUS em todas as regiões e a 16ª Regional de Saúde possui adesão de quase 100% das equipes pertencentes aos 17 municípios.


