A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu nesta segunda-feira (17), 2 mil testes rápidos para diagnóstico da dengue. A remessa faz parte de uma ação do Ministério da Saúde para apoiar o diagnóstico e auxiliar na identificação precoce dos casos e foi encaminhada por meio da Secretaria de Estado da Saúde – 16ª Regional de Saúde (RS).
Em Arapongas, os testes serão distribuídos nos três Pronto Atendimentos 18 Horas (Zona Sul, Conjunto Flamingos e Jardim Petrópolis), além da UPA do Jardim Caravelle e 24 Horas Alberto Esper Kallas, na Vila Industrial. “Os testes ficarão disponíveis nos locais de atendimentos em urgência e emergência do município.
Isso trará mais eficiência e assistência em vigilância epidemiológica de Arapongas”, disse o secretário da pasta, Carlos Eduardo Arruda. Neste momento, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a prioridade para utilização dos testes será para os casos mais graves de sintomas em crianças, gestantes e idosos.
O prefeito de Arapongas, Rafael Cita, reiterou a importância de ações efetivas e preventivas para o controle da dengue. “É um teste importante e que vem para somar na detecção da doença, mas é necessário que os demais cuidados sejam mantidos e com a colaboração da população, como a limpeza das casas, quintais e comércios, eliminando qualquer tipo de criadouro do mosquito”, reforçou.
TESTE
O Teste Rápido (TR) de dengue NS1 em cassete (sangue total/soro/plasma) é para detecção qualitativa de antígeno (substância estranha ao organismo que estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos) NS1 do vírus da dengue para auxiliar no diagnóstico de infecções da doença. Ele deve ser realizado até o quinto dia do início dos sintomas por meio de uma pequena amostra de sangue do paciente. (Sesa).
Informações: TnOnline