Arapongas promove palestra para agentes de segurança sobre Abordagem Segura para Pessoas Autistas

Arapongas promove palestra para agentes de segurança sobre Abordagem Segura para Pessoas Autistas
Compartilhe no WhatsApp

 Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), promove, na manhã desta segunda-feira, o treinamento Abordagem Segura para Pessoas Autistas (ASA), voltado a profissionais, órgãos e empresas da área de segurança, em parceria com a vereadora Simone Sponton, da Procuradoria Especial da Pessoa com Deficiência, vinculada à Câmara Municipal. 

A palestrante é a policial civil Amanda Soares, psicóloga, neuropsicóloga, palestrante, especialista em Avaliação Psicológica e Neuropsicologia aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e mestranda bolsista do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Aos 26 anos, em 2018, foi diagnosticada com tripla excepcionalidade, sendo autista de nível 1 de suporte e superdotada. Ela é habilitada para a aplicação dos protocolos de Segurança em Crises Agressivas pelo Grupo Método (SP). Além disso, desenvolveu um material teórico e prático que combina informações sobre as características autistas e a adaptação de técnicas clínicas de manejo e seguranças de crises agressivas para o cotidiano policial.

O secretário de Municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, representou o Prefeito de Arapongas, Rafael Cita, na abertura das atividades. “Amanda tem uma vasta experiência na área de segurança pública, então, eu tenho certeza que vai ser uma manhã bastante produtiva. Vamos sair desta palestra com outro nível de conhecimento”, ressaltou Argati.

Amanda Soares destacou inicialmente que esta “é a primeira vez que a gente consegue levar o ASA em uma proporção de juntar diferentes forças de segurança fora do estado de São Paulo. Então, é, é uma realização pessoal muito grande. Muito obrigada pela presença de vocês”, frisou. Ela contextualizou um histórico a respeito de como era tratada a questão da saúde mental ao longo da história até chegar aos dias atuais. Citou ainda exemplos de autistas famosos, como a atriz brasileira Leticia Sabatella e o ganhador de diversos Oscar, Anthony Hopkins. “Esse começo é para a gente ilustrar um pouco de que nós podemos estar em todos os lugares, mas não é o autismo que nos define”, pontuou.

Participam do treinamento policiais militares de Arapongas e Sabáudia, agentes de trânsito de Cambé e guardas municipais de Arapongas, Apucarana, Londrina e Maringá. 

Prefeitura de Arapongas

Compartilhar Notícias

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

MagraSS

Clique para ouvir

Clique e peça já!

Instituto Eu Me Amo – Convocação