Arapongas

Arapongas participa de evento sobre resíduos com técnicos da Alemanha

Compartilhe no WhatsApp

Por solicitação do prefeito Sérgio Onofre, o secretário municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Luiz Carlos Vissoci, e o diretor Renan Rodrigues Manoel participaram em Curitiba de evento técnico sobre a gestão integrada de resíduos sólidos. Promovido pela Sanepar, o evento foi organizado com palestras a cargo de consultores alemães e brasileiros do Projeto de Cooperação Técnica para a Proteção do Clima na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil (ProteGEEr), profissionais da Sanepar e outros especialistas.

Na programação, temas como política estadual de resíduos sólidos urbanos, mudanças climáticas, produtos recicláveis, orgânicos, combustíveis derivados de resíduos, rotas tecnológicas, financiamento, tarifas e regulação do setor. O evento também tratou sobre as atividades que a Sanepar já realiza na área de resíduos sólidos em sete municípios e da implantação de um sistema de tratamento térmico com geração de energia, com participação de cidades na região de Londrina e da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), que tem Sérgio Onofre como presidente.

O treinamento também marcou o início de parceria na área de resíduos entre a Alemanha e o Brasil, com participação da agência de cooperação alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) e a Sanepar. “O evento foi da maior importância, sobretudo no que diz respeito à questão dos resíduos sólidos. Foi revelado, por exemplo, que segundo a ONU um terço de todos os resíduos urbanos gerados na América Latina e no Caribe acaba em lixões ou no meio ambiente, contaminando o solo, a água e o ar da região e afetando negativamente a saúde de seus habitantes”, afirma Vissoci.

Segundo ele, o evento se enquadrou na preocupação que vem sendo apresentada pelo prefeito Sérgio Onofre e a administração como um todo de se implantar em Arapongas um sistema tecnológico moderno, que possa dar um destino final e sustentável na rota logística dos resíduos sólidos do município.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: