Arapongas passou a oferecer gratuitamente pelo SUS o implante subdérmico contraceptivo de etonogestrel, conhecido comercialmente como Implanon NXT. O método será distribuído conforme critérios de elegibilidade do Ministério da Saúde.
“Trata-se de mais um avanço extremamente importante na área da Saúde da Mulher, que também é uma prioridade da nossa gestão. Então, mais uma vez, o governo federal, o governo estadual e o município seguem atuando juntos para melhorar a saúde das pessoas”, destacou o prefeito Rafael Cita.
O município é um dos 38 primeiros do Paraná contemplados na primeira fase de incorporação do implante, que no setor privado pode custar entre R$ 2 mil e R$ 4 mil. Para mais informações, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
Distribuição e elegibilidade
A incorporação ao SUS foi estabelecida pelas portarias do Ministério da Saúde nº 47 e 48, de 8 de julho de 2025, com previsão de distribuição nacional de 500 mil unidades ainda em 2025 e expansão para 1,8 milhão até 2026. O dispositivo será disponibilizado para adolescentes e mulheres em idade fértil, conforme critérios definidos pelo Ministério da Saúde.
Sobre o método
💬 Grupo do WhatsApp
O implante subdérmico de etonogestrel é um contraceptivo reversível de longa duração, com eficácia de até três anos e retorno rápido da fertilidade após a remoção. Considerado altamente eficaz, reduz falhas comuns associadas ao uso contínuo de anticoncepcionais diários ou mensais.
O Implanon NXT soma-se aos métodos já ofertados pelo SUS, como DIU de cobre, pílulas, injetáveis, preservativos, laqueadura e vasectomia.
Fonte: Agência Estadual de Notícias
