Aderindo à Campanha Nacional de vacinação nas escolas, a Prefeitura de Arapongas, por meio da integração entre as Secretarias de Saúde e Educação, inicia a partir do próximo dia 06 de maio ações de imunização em todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e também nas Escolas Municipais. Além de facilitar o acesso à vacinação aos alunos, a ação contempla a aplicação de vacinas contra Influenza, Febre Amarela, Covid-19 e HPV, além da atualização de imunizantes como pentavalente, DTP (tríplice bacteriana), poliomielite e pneumocócica 10.
Conforme o secretário da Educação, Lino Batista, a pasta fica a cargo de organizar a logística, a estrutura e a convocação. “Inicialmente, vamos emitir uma autorização a ser encaminhada aos pais ou responsáveis dos alunos. Mediante esta autorização, as equipes de Saúde vão verificar a situação da carteirinha vacinal, seguindo para a aplicação das vacinas necessárias”, explicou. Lino Batista ressaltou ainda a importância da parceria entre as secretarias municipais. “Tudo isso é fundamental para o maior alcance possível da vacinação. Não existe educação sem saúde e nem saúde sem educação”, acrescentou.
AGENDA
De acordo com a Secretaria de Saúde, os CMEI’s receberão as ações vacinais de 06 a 09 de maio. As escolas municipais do dia 13 a 16 de maio. Já para os colégios estaduais do município, uma agenda será definida juntamente com o Núcleo Regional de Educação (NRE) Apucarana.
O secretário da Saúde, Carlos Eduardo Arruda, destaca a importância da vacinação dos alunos. “É importante garantirmos a proteção de nossas crianças e adolescentes contra doenças imunopreveníveis, ou seja, aquelas doenças que podem ser evitadas por meio da vacinação”, afirmou Arruda.
VOCÊ SABIA?
A Prefeitura de Arapongas segue ainda com a campanha nacional de vacinação contra a Influenza, atendendo os seguintes grupos prioritários: crianças de 06 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, idosos com 60 anos ou mais, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das Forças de Segurança e salvamento, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade, pessoas com doenças crônicas: respiratórias, cardíacas, renais, doença neurológica, hepática, diabetes, imunossupressores, obesidade grave, transplantados e portadores de trissomias.
LOCAIS E HORÁRIOS:
– Bebê Clínica (Rua Perdizes, 1420 – Centro)
Das 06h30 às 17h30
– UBS BANDEIRANTES (R. Mergulhador, 690 – Jardim Bandeirantes)
Das 8h às 11h
– JAIME DE LIMA (R. Juriti, 1177 – Vila Industrial)
Das 07h30 às 14h (intervalo das 12h às 12h30)
– 18 HORAS PALMARES (R. Tanatau, 520 – Casa Família Arapongas II)
Das 06h30 às 21h
– 18 HORAS PETRÓPOLIS (R. Pato Mergulhador, 280 – Conjunto Petrópolis) Das 06h às 20h
– 18 HORAS FLAMINGOS ( R. Iratauá, S/N – Conj. Flamingos)
Das 8h às 15h (até o dia 10 de abril)/ a partir de 11 de abril – das 06h às 18h
– UBS CENTAURO (R. Mutum Poranga, 289 – Conj. Centauro)
Das 8h às 11h30
– UBS ARICANDUVA (R. Caiapó – Aricanduva)
Das 07h30 às 11h30
– UBS TROPICAL ( R. Dançarino, s/n – Conj. Tropical)
De segunda, quinta e sexta-feira
Das 08h às 11h.
DOCUMENTAÇÃO
É necessário apresentar: cartão SUS e carteira de vacinação.
Pref. de Arapongas