Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Arapongas

Arapongas inicia campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência

Publicado em: 25 de novembro de 2025
Compartilhar
Compartilhar

Arapongas abriu oficialmente, na manhã desta terça-feira, 25, a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Meninas e Mulheres”, em uma solenidade que também celebrou os seis anos de instalação da Delegacia da Mulher no município. A iniciativa reúne a Prefeitura — por meio da SEMUPE e da SESTRAN — em conjunto com a Delegacia da Mulher, reforçando a rede de proteção e acolhimento às araponguenses.

Representando o prefeito Rafael Cita, a vice-prefeita, Édina Kümmel, destacou “o importante trabalho feito pela Delegacia da Mulher, de acolhimento e cuidado com as meninas e mulheres. Parabenizo a todos que compõem esta rede de apoio e que possamos chamar atenção de todos para combater todas as formas de violência contra as meninas e mulheres”, pontuou.

Delegacia da Mulher: seis anos de atuação

- Comunidade -
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo
💬 Grupo do WhatsApp

Criada por decreto do governador Ratinho Júnior em 31 de outubro de 2019, a Delegacia da Mulher de Arapongas passou a funcionar após a cessão, pela Prefeitura, do imóvel na Rua Beija-Flor, nº 273, Centro, formalizada em 07 de novembro de 2019. À época, a equipe era liderada pela delegada titular Thaís Orlandini Pereira; atualmente, a delegada-chefe é Camila Costa.

A unidade atende vítimas de violência doméstica e familiar e aquelas exclusivamente de gênero, além de crimes contra a liberdade sexual e infrações previstas na Lei Maria da Penha. Também é responsável pela distribuição e cadastro dos botões do pânico, instrumento que auxilia na proteção de mulheres sob medida protetiva.

Seis anos após sua criação, o impacto é nítido: em média, são mais de 200 atendimentos mensais, refletindo a confiança das mulheres em buscar ajuda. O trabalho integrado da Polícia Civil, da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal e da Polícia Militar fortalece a proteção e o cumprimento das medidas protetivas, demonstrando a importância da atuação conjunta entre as forças de segurança.

Durante a solenidade, esses avanços foram celebrados e reafirmou-se que, embora muito tenha sido conquistado, a luta continua. A Delegacia da Mulher de Arapongas segue como símbolo de força, união e compromisso com a proteção de todas as mulheres.

- Patrocinado -

“16 Dias de Ativismo”: foco na violência digital

De acordo com o site da ONU Mulheres Brasil, os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” compõem uma campanha anual e internacional que vai de 25 de novembro — Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres — até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A iniciativa nasceu em 1991, a partir de ativistas do Instituto de Liderança Global das Mulheres, e é coordenada anualmente pelo Centro para Liderança Global das Mulheres.

Em 2025, a campanha volta esforços ao enfrentamento da violência digital contra mulheres e meninas, uma das formas de abuso que mais cresce no mundo. O que começa on-line impacta a vida real, silencia vozes, causa danos profundos e, em casos extremos, pode levar à violência física e ao feminicídio — reforçando a necessidade de informação, diálogo e mobilização social para identificar, prevenir e combater essas violências também nos ambientes virtuais.

A guarda municipal Michele Regina Zanin, coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, destacou que os 16 dias contam com uma programação voltada à conscientização sobre todas as formas de violência de gênero e para evidenciar o tema proposto para este ano, reforçando o compromisso do município com a proteção, o respeito e a dignidade das mulheres. Neste ano, a campanha terá, até o momento, 16 ações programadas em Arapongas, incluindo palestras, rodas de conversa e blitz educativas com distribuição de material informativo.

“Damos início a mais uma edição dos 16 Dias de Ativismo em nosso município, reafirmando nosso compromisso coletivo em promover a conscientização, o respeito e a defesa dos direitos das mulheres. Que cada ação, cada encontro e cada diálogo construído neste período contribua para uma sociedade mais segura, justa e livre de violência”, destacou.

Presenças

Entre as autoridades presentes, estavam os secretários municipais de Políticas Públicas para a Mulher e Pessoa com Deficiência, Carla Nascimento, e de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati; os vereadores Meiry Farias, Simone Sponton, Marilsa Staub e Paulo Grassano; além de secretários e servidores municipais e representantes da sociedade civil organizada.

Fonte: Redação

Arapongas participa da 6ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
HONPAR é autorizado a realizar transplante cardíaco
Moto Rock, corais, arraiá geek, encontro de Cosplay e musical agitam Arapongas
Mulher morre atropelada por trem em Arapongas: “Não deu tempo”
Prefeitura reforça para vacinação contra a Influenza; veja os grupos prioritários e locais de atendimento
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir
Compartilhar
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Arapongas

Futsal feminino sub-13 de Arapongas conquista bronze no Paranaense Série Prata

sergio
sergio
24 de novembro de 2025
Prefeita de Mandaguari visita Rolândia para conhecer Domicílio Eletrônico
Finados: chuva de pétalas encanta visitantes em Arapongas
Alexandre Curi defende repasse imediato de recursos para famílias afetadas por tornado
Prefeitura realiza 2º Sarau Dandara para celebrar Consciência Negra

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo


Entrar no grupo do WhatsApp

Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?