Arapongas inaugurou nesta sexta-feira (5) o Sacolão Municipal João Poliseli de Sá, um novo equipamento de segurança alimentar voltado à oferta de frutas, verduras e legumes frescos, variados e de qualidade, com preços, em média, 35% menores que os de mercado. A cerimônia reuniu autoridades, representantes de cooperativas e familiares do homenageado.
“É um equipamento público, de segurança alimentar e nutricional, que tem como objetivo ofertar frutas, verduras e legumes, frescos, variados de qualidade e com preços acessíveis – sendo, em média 35% menor do valor de mercado”, explicou a secretária da SESAN, Ellen Mendonça. Segundo ela, a iniciativa fortalece a agricultura familiar, sem intermediários, com fornecimento direto das cooperativas COARA e COPRAN.
“O local foi escolhido estrategicamente por estar ao lado do terminal urbano, facilitando a vida de quem usa o transporte público”, ressaltou Ellen. A ex-secretária da pasta, Niele Melo, foi citada como idealizadora do projeto.
Homenagem a João Poliseli de Sá
O espaço leva o nome do ex-vereador João Poliseli de Sá. O filho primogênito, João Robson Vicentin Poliseli, agradeceu em nome da família: “A família se sente honrosa e grata a todos. Muito obrigado. E mais uma coisa: o pai morreu com 86 anos. Então, desejamos que esse empreendimento tenha 86 anos a mais”.
A viúva, Aparecida Vicentin Poliseli, recebeu das mãos do prefeito Rafael Cita o decreto que oficializa o nome do Sacolão e uma flor entregue por Niele Melo. “É uma manhã muito feliz para todos nós”, disse o superintendente-geral de Apoio aos Municípios da Casa Civil, Sérgio Onofre, ao destacar que “a família Poliseli já contribuiu muito e trabalha muito por essa cidade”.
Segurança alimentar e “ganha-ganha”
Para o prefeito Rafael Cita, o equipamento concretiza a missão da secretaria. “Segurança Alimentar é para tratar da qualidade da alimentação da população araponguense, daqueles que mais precisam e também trazer a agricultura familiar para mais perto da população. Porque é um jogo de ‘ganha-ganha’: o agricultor vende, a população compra o alimento de qualidade com um preço mais acessível”.
“Vai ser muito importante para que a comunidade venha se abastecer de bons alimentos. É para isso que a gente investe”, frisou Cita, agradecendo os envolvidos: “Sem vocês, nenhum projeto eu consigo se desenvolver… Eu não tenho dúvida que vai ser um lugar de muitas bênçãos”.
Local e investimento
Instalado na área interna do Terminal Urbano Central, na esquina das Ruas Andorinhas e Marabu, a duas quadras da Avenida Arapongas, o Sacolão ocupa posição estratégica na região central. A obra teve início na gestão do ex-prefeito Sérgio Onofre, foi idealizada por Niele Melo e entregue na gestão Rafael Cita, com investimento de R$ 469.161,74 em recursos próprios.
O evento contou com vereadores, secretários e servidores municipais, além de representantes das cooperativas e produtores que abastecem o Sacolão.
Quem foi João Poliseli de Sá
Nascido em 24/07/1937, em Cafelândia (SP), filho de Octávio Poliseli e Idalina de Sá, João Poliseli mudou-se ainda criança para o Paraná e, em 1951, para Arapongas, onde estudou no Colégio Estadual Cívico Militar Marquês de Caravelas e formou-se em contabilidade.
Atuou no Banco da Lavoura e chefiou o setor contábil da Transparaná S/A entre 1961 e 1964, em Paranavaí. De volta a Arapongas, assumiu a Casa Poliseli, que evoluiu para uma pequena rede de supermercados, e fundou a COBAR, produtora de picles e conservas com parcerias na Colônia Esperança.
Participante ativo de clubes sociais como Rotary Club e Clube Campestre, foi vereador na 11ª legislatura (01/01/1993 a 31/12/1996), sendo 1º secretário no primeiro biênio e presidente da Câmara no segundo. Faleceu em 16/08/2024, em Arapongas.
Fonte: Redação
