Arapongas inaugura interligação do Santo Antônio, Ulysses Guimarães e Novo Horizonte

Arapongas inaugura interligação do Santo Antônio, Ulysses Guimarães e Novo Horizonte
Compartilhe no WhatsApp

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Desenvolvimento Urbano (Seodur), promoveu a inauguração da interligação dos Bairros Santo Antônio, Ulysses Guimarães e Novo Horizonte, nesta sexta-feira, 04. O evento ocorreu em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Ulysses Guimarães.

A Transposição Antônio Facioli Sanches presta homenagem ao fundador do Grupo Verona.
Wilson Sanches, filho de Antônio, em nome da família do homenageado, disse que “para nós, é uma emoção muito grande estar aqui nesse momento homenageando nosso pai”. O empresário agradeceu a todos e pontuou que esta “é uma homenagem que nos enche de alegria e com certeza ficará marcada para nós para o resto de nossas vidas”.

O ex-prefeito de Arapongas, que iniciou a obra, e atual superintendente geral de Apoio aos Municípios da Casa Civil do Paraná, Sérgio Onofre, ressaltou que esta “é a maior transposição de todas as que nós fizemos. E nada mais justo do que colocar, em uma obra que vai beneficiar os trabalhadores, o nome de um trabalhador como o seu Antônio: esta obra que encurta o caminho de muitos trabalhadores que vão para o Parque Industrial. Hoje você sai lá de trás da Havan, na Rua Canastreiro, que foi o Rafael que terminou também, passa por aqui e sai lá no Flamingos”, detalha. “A gente interliga a cidade”, frisa Onofre.

O prefeito Rafael Cita destacou que “se você chegasse aqui antes e olhasse para esse matagal, esse fundo de vale, você falaria: ‘é impossível fazer uma obra dessa. Não tem como’. Mas junto com a equipe da Secretaria de Obras, havia a solução. E é esta obra grandiosa e espetacular”, ressaltou.

Quanto ao homenageado, “quando a gente foi pensar em dar um nome para essa grande obra, a gente teve em mente alguém que também pensou grande aqui em Arapongas. Alguém que começou lá de baixo, que construiu o seu caminho aqui na cidade. Um araponguense de coração, embora não seja natural daqui, que construiu um grande grupo, que hoje ajuda a nossa cidade a arrecadar, a empreender, a ter emprego. Então, nada mais justo que alguém que também pensou grande seja homenageado numa obra tão grande”, comentou Cita.
A solenidade contou ainda com as presenças da vice-prefeita Édina Kümmel; superintendente executiva da Caixa Econômica Federal, Viviane Gonçalves; família Sanches; o comandante da Sétima Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Arapongas, major Alesandro Luis Wolski; do diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento de Arapongas (Codar), David Oliveira Ribeiro; Diretor Administrativo e financeiro da Codar, Sérgio Antonio Rogério; dos vereadores Alexandre Juliani, Cecéu, Levi Xavier, Luisinho da Saúde, Meiry Farias, Paulo Grassano, Toninho da Ambulância, Valdecir Pardini; representantes da Guarda Municipal, secretários e servidores do município, além de outras autoridades.

QUEM É
Antônio Facioli Sanches, fundador do Grupo Verona nasceu em 05 de maio de 1940 em Promissão/SP. Casou-se com Leonildes Veccchiate Sanches em 1963. Eles se conheceram na região do Pirapó, em 1961, onde ambos moravam. Na época, ele trabalhava com o pai em uma cerealista, e ela era professora de uma escola municipal rural. Tiveram três filhos: Wilson, Waldir e Lucenilde; sete netos e oito bisnetos.
Veio para Arapongas com a família em 1967, e foram morar no Campinho. Como sócio do pai, José Gimenes Sanches, juntos, abriram um pequeno comércio de gêneros alimentícios, a famosa “venda”. Depois, vieram uma lanchonete e um mercadinho. Após essa primeira experiência de empreendedorismo, venderam o negócio em 1975, e Antônio deu início a uma nova fase, atuando como corretor no setor imobiliário. Ainda investiu, posteriormente, na agropecuária.
Em 06 de julho de 1990, realizou um dos grandes sonhos: retornar ao comércio alimentício com a aquisição do Verona Supermercados, com a empresa Sanches & Vecchiate, trabalhando ao lado dos filhos e netos.
Antônio também se dedicava a causas sociais, com discrição, sem divulgar os beneficiados.
Trabalhou até 2015. Faleceu em 18 de março de 2025, aos 84 anos.

GRUPO VERONA
O nome “Verona” foi inspirado em uma cidades-sede da Copa do Mundo da Itália, em 1990, mesmo ano de fundação da empresa.
Atualmente, Wilson e Waldir, juntamente com os filhos, trabalham no empreendimento familiar que conta com mais de 1.700 funcionários.
O empreendimento é composto por várias bandeiras: Verona Supermercado, com 9 lojas; Box Atacadista (6 lojas); Posto e Choperia Verona; Adega Confrater; Farmácia Verona; Central de Panificação Dom Facioli; e Restaurante Verona.
As lojas Box Atacadista e Verona estão em Arapongas, Apucarana, Sabáudia, Astorga, Cornélio Procópio, Mauá da Serra, Imbaú, Mandaguari, Telêmaco Borba, Faxinal, Tibagi.

TRANSPOSIÇÃO
O valor do investimento é de R$ 11.712.433,06. A obra de interligação do Conjunto Ulysses Guimarães ao Jardim Santo Antônio e Jardim Novo Horizonte foi executada para facilitar o trânsito entre essas localidades. O projeto é composto pela construção de acesso viário através de pontes, incluindo drenagem, pavimentação asfáltica, sinalização, iluminação pública e arborização.

A primeira interligação viária através de ponte inicia na Rua Tapera de Garganta Branca (em frente à nova UBS), no Conjunto Ulysses Guimarães, seguindo até a Rua Macauá (no Jardim Santo Antônio) – o referido trajeto conta com uma ligação viária de aproximadamente 222 metros lineares e ponte de aproximadamente 80 metros lineares. O trecho faz a ligação com a Rua Jacumirim, no Jardim Santo Antônio. Com a conclusão dos serviços, as Ruas Macauá e Jacumirim (ambas no Jardim Santo Antônio) agora têm mão única.

Já a segunda interligação viária por meio de ponte, do mesmo projeto, inicia na Rua Batuquira esquina com Rua Macauá (Jardim Santo Antônio), seguindo até a Rua Atobá Mascarado, esquina com a Rua Macuquinho Negro, ambas no Jardim Novo Horizonte. Nesta parte, o projeto tem uma ligação viária de aproximadamente 180 metros lineares e ponte com extensão de cerca de 80 metros lineares.

Trata-se da quarta obra de interligação de bairros, iniciada ainda na gestão do ex-prefeito Sérgio Onofre. As demais foram: interligação do Conjunto Piacenza ao Jardim Paulino Fedrigo, entre o Morumbi e Novo Imperial ao Novo Centauro, e transposição viária sobre o Ribeirão Bandeirantes Norte – com novo trecho que interliga o Jardim Bandeirantes e o Jardim Portal das Flores, pela extensão da Rua Patativa.

(Foto de Antônio Facioli Sanches: Arquivo Pessoal)

Pref. de Arapongas

Compartilhar Notícias

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

Clique para ouvir

Kombucha da Si – Clique Vídeo

Cursos Gratuitos