A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria de Controle, Integridade e Transparência Pública (SEMCIT), fez uma visita técnica na tarde de quarta-feira, 27, à Controladoria Geral do Município de Londrina. O secretário da SEMCIT, Henrique Garcia Filetti, foi ao município vizinho acompanhado de equipe da pasta.
De acordo com Filetti, o encontro teve como principal objetivo conhecer de perto o funcionamento da ALICE – sistema de Inteligência Artificial utilizado pela Controladoria Geral de Londrina para apoiar auditorias em processos de licitação. A equipe de Arapongas foi recepcionada pelo Controlador Geral de Londrina, Guilherme Arruda Santos, e demais membros da Controladoria local.
Para Filetti, a visita foi de grande relevância para ampliar a adoção de práticas inovadoras em Arapongas. “Conhecer de perto como Londrina vem utilizando a ALICE é uma oportunidade importante para avaliarmos a implementação de soluções tecnológicas semelhantes em nosso município.

O uso da inteligência artificial aplicada ao controle interno reforça a transparência, a integridade e a eficiência da gestão pública”, comenta.
O prefeito Rafael Cita também ressaltou a importância de iniciativas como essa para fortalecer a gestão municipal. “O uso da Inteligência Artificial para auditorias está entre as propostas do nosso plano de governo.
A tecnologia é uma grande aliada para garantir mais eficiência, transparência e segurança nos processos públicos. Apoiaremos sempre iniciativas que aproximem Arapongas das melhores práticas de controle e governança”, frisa.
ALICE
Trata-se de uma ferramenta desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU) que auxilia os órgãos de controle na análise de licitações e contratos administrativos. Por meio de inteligência artificial, promove varreduras automáticas, cruzando dados de diferentes bases públicas para identificar indícios de irregularidades ou inconsistências, o que torna o trabalho de fiscalização mais ágil, preciso e eficiente.
A Prefeitura de Arapongas, por meio da SEMCIT, segue fortalecendo suas ações voltadas ao controle e à transparência, buscando sempre as melhores práticas de gestão e o alinhamento com ferramentas modernas de auditoria e monitoramento.