Arapongas encerrou nesta terça-feira, 09 de dezembro de 2025, a campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra meninas e mulheres” com uma solenidade no Auditório da Prefeitura. O evento também marcou o lançamento da campanha “Arapongas Protege Ela”, que reúne iniciativas voltadas à proteção e ao combate à violência contra as mulheres.
Lei 5462/2025 incentiva cartazes informativos em toda a cidade
A mobilização foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher e Pessoa com Deficiência (SEMUPE) e da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito (SESTRAN), em parceria com a Delegacia da Mulher e a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal. Desde 25 de novembro, a campanha promoveu rodas de conversa, palestras e outras atividades em diferentes espaços do município.
Instituída pela lei 5462 de 27 de novembro de 2025, a “Arapongas Protege Ela” prevê o incentivo à fixação de cartazes informativos em estabelecimentos públicos e privados. O objetivo é orientar a população sobre como buscar ajuda, divulgar canais de denúncia e fortalecer a rede de proteção às mulheres em situação de violência.
Os materiais trarão mensagens diretas e de impacto — como “violência contra mulher é crime, não se cale, peça ajuda” — além de informações sobre serviços de atendimento, contatos úteis e instruções práticas para vítimas, familiares e testemunhas. A iniciativa surge como uma ferramenta de conscientização e acolhimento, ampliando o acesso à informação e reforçando o compromisso coletivo da sociedade araponguense.
A secretária da SEMUPE, Carla do Nascimento, destacou a centralidade do tema. “Importância de se falar a respeito da segurança, da proteção e da violência contra a mulher – o quanto nós precisamos combater isso”, reforçou. Ela informou ainda que serão disponibilizados materiais gráficos para ampliar a divulgação dos canais de denúncia.
💬 Grupo do WhatsApp
O secretário da SESTRAN, Paulo Argati, avaliou os avanços recentes na cidade. “Quando se pensa que as coisas estão boas, podem melhorar ainda mais. Este ano, houve no município a criação da secretaria da Mulher. E nós tínhamos fizemos uma parceria com OAB também, no projeto de suporte jurídico para as mulheres. E, fechando os 16 dias, vem a campanha ‘Arapongas Protege ela’. Então, estamos no caminho certo. Esse é o objetivo nosso, de levar boas práticas, conhecimento”, detalhou.
Representando o prefeito Rafael Cita, em agenda em Apucarana, a vice-prefeita Édina Kümmel enfatizou o alcance das ações. “Quando se fala em proteção de mulher, é em todos os níveis, todas as idades – dos bebês até as mães, as mulheres”, disse. E completou: “Estou, com muita honra, representando o prefeito Rafael Cita, que dá muita importância a esta questão – tanto que foi firme na questão de fazer acontecer a Secretaria da Mulher. E toda essa rede de apoio, de segurança, cada um deles aqui representados, o prefeito dá muito apoio e considera muito importante, e isso faz com que as coisas aconteçam”.
A presidente da Promotoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Arapongas, vereadora Meiry Farias, agradeceu o empenho e parabenizou os envolvidos nas atividades. Também estiveram presentes a delegada-chefe da Delegacia da Mulher, Camila Costa; a capitã Kelly Matias, representando o comando da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM); o superintendente da Guarda Municipal, GM Micheletti; a vereadora Simone Santos; a advogada Larissa Cordeiro, representando a OAB subseção Arapongas; além de secretários e servidores municipais.
Fonte: Redação
