Arapongas

Arapongas e Apucarana lideram ranking de instalação de cercas elétricas

Compartilhe no WhatsApp

Os municípios de Apucarana e Arapongas lideram o ranking de instalações de cercas elétricas no estado, de acordo com os números do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). Em 2018, os dois municípios registraram, juntos, 823 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), documento que comprova a instalação de equipamentos dentro dos parâmetros técnicos estabelecidos em lei. A título de comparação, Curitiba e Londrina registraram, respectivamente, 47 e 79 ARTs no mesmo período.Em Arapongas, foram ao todo 585 ARTs emitidos em 2018. Já em Apucarana, foram 238 ARTs. Facilitador da fiscalização na Regional Apucarana, o engenheiro eletricista Murilo Rodriguez Granado explica que o Crea-PR fiscaliza o equipamento em dois momentos: na instalação e na manutenção das cercas elétricas.

“Quando o equipamento foi recém-instalado, o Crea-PR questiona quem foi o responsável pela instalação. No caso de empresas, é verificado se ela está registrada, se tem profissional habilitado e se emitiu ART”, informa. O documento ainda pode ser utilizado para mais de um serviço, pois o principal objetivo da ART é identificar o responsável técnico pela instalação.Granado explica que as cercas elétricas de 12 mil volts funcionam em baixa corrente com espaçamento de tempo grande entre um pulso e o outro, mas um equipamento sem homologação ou instalado de maneira incorreta pode provocar choques fatais.

“Após um ano, o equipamento deve passar por uma manutenção preventiva ou corretiva. O proprietário precisa esclarecer quando foi feita a última manutenção. Se não ocorreu, o Crea-PR entrega um ofício que explica a necessidade da manutenção e coleta a assinatura do proprietário do imóvel ou responsável. A partir deste momento, ele tem um prazo para regulamentação e pode até ser denunciado se não atender à solicitação”, acrescenta.

Caso uma instalação seja realizada sem um responsável técnico, o proprietário do imóvel pode responder civil e criminalmente, em casos de acidentes. Para orientar a população, o Crea-PR disponibiliza em seu site (www.crea-pr.org.br) um Caderno Técnico de Segurança Eletrônica, abrangendo também alarmes, circuitos fechados de televisão, porteiros eletrônicos, entre outros equipamentos eletrônicos.

TN online

Ofertas Molicenter – Válidas até 28/07

2º Mega Feirão de Veículos

G8 – Julho Laranja

Instituto Quarks

Palestra – Violência Doméstica 31/07

Marmitaria Temperos da Vovó

Solução Informática e Tecnologia

Zé da Balada