Ciclismo e xadrez puxaram a onda de conquistas e colocaram Arapongas entre as 12 melhores cidades na fase final dos Jogos Abertos do Paraná. A delegação encerrou a segunda etapa, disputada de 27 a 30 de novembro em Campo Mourão, com desempenho sólido, pódios importantes e sinais claros de evolução técnica.
Competindo em atletismo, ciclismo, tênis e xadrez, o município garantiu a 12ª colocação geral entre 99 participantes. O equilíbrio entre modalidades e o poder de decisão em momentos-chave foram determinantes para o resultado, que reforça o planejamento rumo a 2026.
Ciclismo: vice por equipes e três bronzes
Um dos pontos altos veio com o ciclismo. Com forte atuação coletiva, Arapongas subiu ao pódio por equipes com o vice-campeonato geral. Nas provas individuais, foram três medalhas de bronze: Fernando Borrasca (200m pista), Cristian Egídio (contrarrelógio) e Rafael Pattero (estrada), conquistas que ganham ainda mais peso pelo alto nível técnico desta edição.
Xadrez: domínio feminino e pódio no masculino
As enxadristas foram as grandes protagonistas. No Xadrez Rápido, Emanuela Isabele Rodrigues (2º tab) e Helen Ramazzotti Monteiro (3º tab) levaram a prata, enquanto Esther Zilli Ramazzotti (4º tab) ficou com o bronze. No Xadrez Relâmpago, a soberania se confirmou: ouro para Esther (1º tab) e Helen (2º tab), além da prata para Emanuela (3º tab).
💬 Grupo do WhatsApp
Com essa campanha, a equipe feminina garantiu o bronze por equipes e o vice-campeonato no geral feminino. No masculino, Samuel Ramazzotti Monteiro também contribuiu com o bronze no Relâmpago, somando pontos valiosos para a classificação geral.
Tênis e atletismo: pontos, recordes e projeção
Nas quadras, a dupla Juliano Gabardo e Vinícius Henrique de Oliveira batalhou ponto a ponto e terminou com a 4ª colocação geral no tênis, reforçando o desempenho coletivo da delegação.
No atletismo, os resultados vieram em forma de superação. Jean A. Domingos de Toledo bateu o recorde pessoal nos 200m e 400m rasos, indicador de evolução técnica da modalidade. Já Ananias Gabriel Borges garantiu pontuação para Arapongas com a 7ª posição nos 5.000 metros.
“Compromisso e evolução”, diz o secretário
“Parabenizamos todos os atletas, técnicos e comissão que representaram Arapongas em Campo Mourão. Cada um deu o seu melhor, e os resultados são reflexo do trabalho sério e da dedicação de todos. As medalhas e colocações são importantes, mas ver recordes pessoais sendo batidos e a dedicação e comprometimento de nossos competidores nos enche de esperança e orgulho. O 12º lugar geral, em meio a quase uma centena de cidades, nos motiva a trabalhar ainda mais. Já temos grandes expectativas para 2026, para fortalecer nossas equipes e buscar conquistas ainda maiores para o esporte araponguense”, frisou o secretário de Esporte, Altair Sartori.
Com a segunda etapa concluída em Campo Mourão, Arapongas encerra a participação com um conjunto robusto de resultados. O vice no ciclismo, o domínio do xadrez feminino e as pontuações no tênis e atletismo consolidam a pluralidade de talentos e estabelecem um alicerce para novos desafios em 2026. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Esporte de Arapongas)
Fonte: Redação
