Arapongas Política

Arapongas – Câmara Municipal Sessão do dia 01/09

Compartilhe no WhatsApp

Na sessão desta terça-feira (1) os vereadores de Arapongas aprovaram quatro Projetos de Lei e quatro Requerimentos.

Dois dos Projetos de Lei, aprovados em primeira discussão e votação, são de iniciativa do Poder Executivo e dizem respeito à alteração da redação do art. 4º da Lei Municipal 4.386, de 10 de junho de 2015, que autorizou o Poder Executivo Municipal a ceder o uso de imóvel à empresa Moinho Arapongas S/A, objetivando a revogação da Lei Municipal nº 2.286, de 09 de dezembro de 1993 e sobre a autorização para dar em Cessão de Uso, lote de terras de propriedade do Município de Arapongas, à Mitra Diocesana de Apucarana (Paróquia São Vicente Pallotti de Arapongas) e dá outras providências.

Os outros dois Projetos de Lei que também foram aprovados, em primeira discussão e votação, são de autoria do Poder Legislativo, sendo um de iniciativa do Vereador Lucas Correa que dispõe sobre a utilização de espaços públicos da cidade de Arapongas para a prática da arte do grafite como arte urbana, e o outro foi de iniciativa do Vereador Evangelista Pereira da Silva que dispõe sobre a concessão, pelo Poder Público, de espaço físico às Escolas Básicas, na Modalidade Educação Especial, para participação em eventos oficiais do Município e dá outras providências.

Já em única discussão e votação, foram aprovados quatro Requerimentos, são eles:

“DE INICIATIVA DO VEREADOR RUBENS FRANZIN MANOEL – REQUERIMENTO Nº 52/2015 – Requer o que segue:

Que seja convocado o Sr. Carlos Alberto de Oliveira Junior, Diretor Presidente da CODAR- Companhia de Desenvolvimento de Arapongas, a comparecer nesta Casa de Leis, com base no art. 216 do Regimento Interno. A solicitação se faz necessária para sanar dúvidas referentes a assuntos de interesse público, tais como: Iluminação pública, cumprimento do Estatuto Social, compras efetuadas pela Companhia e coleta de lixo reciclável, dentre outros.

Compreendendo que a Câmara Municipal é um espaço de debates para questões importantes para o município, a convocação se faz imprescindível, haja vista que as atividades realizadas pela CODAR em nossa cidade são de interesse geral da população.

Assim, tendo o requerimento preenchido os requisitos exigidos para sua aprovação e em se tratando de assuntos de grande importância para a sociedade Araponguense, conto com o apoio de Vossas Excelências, para a aprovação deste Requerimento.

02 – DE INICIATIVA DO VEREADOR EVANGELISTA PEREIRA DA SILVA – REQUERIMENTO Nº 53/2015 – Requer que seja enviada carta felicitando a Dra Nitis por ocasião de seus 80 anos, completados no dia 27 de Agosto.

Nitis Jacon de Araújo Moreira, mais conhecida no meio teatral apenas como Nitis Jacon, nasceu em Lençóis Paulista, interior de São Paulo, em 27 de agosto de 1935. Na década de 1960 mudou-se para Curitiba, Paraná onde estuda Medicina e se especializa em Psiquiatria. Apaixonada pelo teatro torna-se uma das mais atuantes figuras do teatro paranaense, mais especificamente na cidade de Londrina.

Em 1968, durante o regime militar e a decretação do Ato Institucional n°5, que restringia as liberdades individuais, ela cria o festival Internacional de Londrina-FILO, mantendo uma constante participação política para a sua manutenção, nestes mais de 40 anos de existência, transformando o encontro no mais duradouro e permanente de todo o país.

Funda também o GRUTA, grupo teatral de Arapongas/PR, e em Londrina dirige o grupo Núcleo (grupo teatral que é formado a partir do Festival Universitário de Teatro de Londrina em 1968). Dirige o PROTEU (projeto Experimental de Teatro Universitário) que atua de forma marcante no cenário cultural brasileiro da década de 70,80 e 90, em Londrina.

Atualmente é presidente de honra do Festival Internacional de Londrina e se dedica à profissão original, a medicina psiquiátrica, na cidade de Arapongas. Também foi vice-reitora da UEL, presidente da Fundação Guaíra (Curitiba) e através do FILO levou para Londrina nomes como o mestre do teatro japonês, Kazuo Ohno, o grupo OdinTeatret, de Eugenio Barba, e tantos outros que deslumbraram o público e foi combustão para a criação de vários grupos de teatro. Por sua importância e relevância é merecedora de nossos comprimentos.

03 – DE INICIATIVA DO VEREADOR MIGUEL MESSIAS – REQUERIMENTO Nº 54/2015 – Requer que seja conferida a Comenda Tiradentes ao DR. RODRIGO CÉSAR FARIA, médico do SAMU e médico intervencionista em emergência e urgência do GRAER – Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo, pelo seu destaque nos cuidados com os pacientes, demonstrando grande dedicação e competência, não medindo esforços para salvar vidas.

Dr. Rodrigo é o primeiro médico a integrar a equipe do GRAER, que atua em missões de apoio em situações de resgate de vítimas e de ações policiais em todo o Paraná.

Recentemente, participou de uma grande operação, que teve destaque na mídia, onde em uma ação conjunta entre GRAER, Central de Transplantes e da Polícia Militar de Arapongas, realizou o transporte de órgãos de uma vítima de acidente de trânsito, possibilitando que pelo menos 15 vidas fossem beneficiadas pela doação.

Participou também, da primeira remoção aeromédica do avião Baron com transporte de recém-nascido, o que certamente fez a diferença para salvar a vida da criança.

Saliento que os exemplos acima citados são apenas algumas situações em que o Dr. Rodrigo atuou, sendo de conhecimento de todos os Vereadores o grande trabalho realizado por ele e toda a equipe.

Assim, essa singela homenagem vem reconhecer o grande trabalho realizado pelo Dr. Rodrigo Cesar Faria, atuando com entusiasmo e grandeza da alma, dedicando a sua vida em salvar vidas.

04 – DE INICIATIVA DA VEREADORA ANGELICA FERREIRA – REQUERIMENTO Nº 55/2015 – Requer que seja enviado Ofício a Secretaria Municipal de Segurança e à Polícia Militar, solicitando rondas nos bairros Jardim Primavera e Jardim Aeroporto e demais regiões cerco vizinhas no horário das 18h00 as 00h00, principalmente às sextas-feiras.

A presente ronda se faz necessária no intuito de maior segurança aos transeuntes provenientes do trânsito universitário e aos moradores e visitantes da feira livre que acontece na região todas as sextas-feiras no Jardim Aeroporto, visto que o local tem sido alvo de pessoas mau intencionados para realização de roubos.”

Finalizada a ordem do dia, os vereadores fizeram uso da palavra para as explicações pessoais, e após, foi encerrada a Sessão.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: