O prefeito de Arapongas, Rafael Cita, acompanhado pelo superintendente geral de Apoio aos Municípios, Sérgio Onofre, apresentou nesta segunda-feira, 04, na Secretaria de Estado do Turismo, em Curitiba, um projeto para a revitalização do turismo religioso na Colônia Esperança. Cita e Onofre foram recebidos pelo diretor-geral da pasta, Jefferson Abade. “Foi uma conversa muito boa, porque o governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, quer mesmo fortalecer esses pontos de turismo dentro do Paraná. É uma primeira conversa, uma fase inicial, mas que começou muito bem”, afirma Rafael Cita.
Elaborado pelos profissionais da Secretaria de Obras, Transportes e Desenvolvimento Urbano (Seodur) da Prefeitura de Arapongas, o projeto abrange a revitalização de uma área de 7,8 mil metros quadrados e ampliação de 1.681 metros quadrados, incluindo a construção de um Centro de Convenções, pavimentação e recape, reforma completa do salão de festas, melhoria de gramados e pisos de circulação, gradil de proteção e portões de acesso e mobiliário urbano.
“A Colônia Esperança está completando 90 anos e tem uma história muito bonita, ligada às tradições da colônia japonesa. Ali já é realizada todo ano, com grande sucesso, a Festa do Ovo e do Abacate. Ali foi criado, no ano passado, o Mosteiro Sagrado Coração de Jesus, recebendo as irmãs de Vida Contemplativa das Servas da Palavra e grupos de pessoas interessadas em fazer retiro espiritual. A história, a cultura e a religião se unem para fazer da Colônia Esperança um local de forte ligação com o turismo”, acrescenta Rafael Cita.
O superintendente geral de Apoio aos Municípios, Sérgio Onofre, também vê com otimismo a possibilidade de Arapongas receber recursos para a revitalização da estrutura de turismo religioso na Colônia Esperança. “Lembro bem que esse foi um compromisso de campanha do Rafael e da Édina Kümmel. O governo estadual tem recursos para bons projetos e esse, com certeza, é um excelente projeto para a Secretaria de Turismo”, afirma Sérgio Onofre.
Pref. de Arapongas