A Prefeitura de Arapongas aplicou multa de mais de R$ 6 mil a um tutor que mantinha 16 aves silvestres em situação irregular. A ação, realizada na quinta-feira (08) na região da Zona Oeste após denúncia, resultou na apreensão dos animais e no encaminhamento do responsável à delegacia.
De acordo com o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Municipal (GM), a operação foi conduzida pelas Secretarias Municipais de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (SEASPMA) e de Segurança Pública e Trânsito (SESTRAN). As aves estavam sem autorização ambiental; entre as espécies identificadas estão canário-da-terra, bigodinho, coleirinha, trinca-ferro e azulão. Todas foram destinadas a local adequado e especializado em fauna silvestre.
Segundo caso na semana
Este foi o segundo flagrante envolvendo aves em cativeiro nesta semana. Na terça-feira (06), outro tutor foi multado em R$ 7.183,80 por manter 24 pássaros silvestres em cativeiro na região da Zona Sul. Segundo o GDA, entre as espécies estavam pintassilgo, coleirinha, tico-tico-rei, bigodinho, tiê-preto e azulão, todas sem autorização ambiental. O responsável já havia sido encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos criminais.
O GDA reforça que manter animais silvestres sem licença é crime e orienta que a entrega voluntária aos órgãos ambientais é o único procedimento legal a ser tomado.
Como denunciar
💬 Grupo do WhatsApp
Em caso de dúvidas ou denúncias, a população pode entrar em contato com a SEASPMA pelo WhatsApp: (43) 3902-1089. Denúncias ambientais também podem ser registradas pelo site da prefeitura em https://arapongas.atende.net/autoatendimento/servicos/e-denuncias-meio-ambiente-maus-tratos-animais-lixo-irregular/L.
Fonte: Redação
