Arapongas acerta os últimos detalhes para inauguração do Condomínio do Idoso

Arapongas acerta os últimos detalhes para inauguração do Condomínio do Idoso
Compartilhe no WhatsApp

A Prefeitura de Arapongas e a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), por meio do Escritório Regional de Apucarana, estão finalizando os últimos detalhes para a inauguração do empreendimento Viver Mais Arapongas (Condomínio do Idoso) Padre Antônio José Beffa. A solenidade será nesta quinta-feira, 17, às 14h, e vai contar com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.
Esta será o primeiro empreendimento da modalidade no Estado a ser entregue com as casas totalmente mobiliadas e piscina aquecida.

ÚLTIMA REUNIÃO
Nesta quarta-feira, 16, houve a última reunião entre os futuros moradores, a Cohapar e a Prefeitura de Arapongas. Segundo Elisângela Araújo, chefe do escritório regional da Cohapar Apucarana, “é uma satisfação – missão cumprida.

Porque é o nosso primeiro Condomínio do Idoso do nosso regional, sendo entregue e entregue com louvor. Um condomínio ímpar no Estado do Paraná, totalmente diferenciado, com piscina aquecida, mobiliado, então, realmente, é uma obra emblemática para nós, para a Cohapar e o Governo do Estado do Paraná”, frisa.
“Hoje nós estamos fazendo as orientações finais com as famílias, nós estamos assinando os contratos do aluguel social para que, a partir de amanhã, eles possam receber as chaves e dar continuidade aí ao sonho da casa”, ressalta.

A Cohapar tem um plano de trabalho conjunto com a Prefeitura de Arapongas para continuar dando suporte aos novos moradores. “Vamos envolver várias secretarias, políticas públicas locais e do Estado também, para que essa ocupação dele seja o mais prazerosa possível”, finaliza.

MORADORES
Entre os futuros moradores do condomínio está Isaqueu de França, muito animado em ir para a casa nova. “Deus foi tão maravilhoso, que eu consegui ganhar a minha casa agora! ”, afirma.
Já Maria Helena Moreira Macedo comenta que “eu escolhi morar lá porque eu pago quase R$ 900 de aluguel. Sou eu e o meu marido, João Pereira Macedo, e nós recebemos salário mínimo. Então, vai ajudar muito a gente”, diz.
O casal Suely Monteiro de Siqueira Alburquerque e Jurandir de Oliveira de Albuquerque também está na expectativa. “Estamos super ansiosos para nós recebermos essa nossa casa, essa nova moradia. É tudo novo. É tudo de bom”, comenta Sueli. “Uma expectativa muito grande, chegar, assim, na nossa velhice, a gente conseguir um canto para nós – uma bênção de Deus para nós”, diz Jurandir. A filha de Sueli ficou sabendo pela internet do empreendimento e auxiliou nos trâmites. “E graças a Deus estamos aqui. Eu imaginava assim: será que eu vou morrer e não vou conseguir uma casa? Mas Deus preparou tudo: preparou a casa, preparou os móveis e temos nosso carro. Quer uma felicidade maior que essa? Não existe”, ressalta Sueli.

PADRE BEFFA
Antonio José Beffa, que vai dar nome ao condomínio, nasceu em 15/11/1944 em Ibirarema/SP, filho de Luiz Beffa e Josefina Perim Beffa. Foi batizado quatro dias após o nascimento, na Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, em Ibirarema, e crismado em Ibiporã por Dom Geraldo de Proença Sigaud.
Em 25/11/1951, na Igreja Matriz de Arapongas, fez a primeira eucaristia. Em Arapongas, foi da Cruzada Eucarística, Vicentino e Congregado Mariano.

Trabalhou com afinco no setor de juventude da Paróquia e da Diocese de Apucarana e, aos 30 anos, ingressou no Seminário Diocesano de Apucarana, sendo recebido pelo Padre Antônio José de Almeida e Dom Romeu Alberti.
No dia 17/08/1980, ocorreu a Ordenação Diaconal, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Apucarana, e a Ordenação Sacerdotal em 04/01/1981, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Arapongas.
A caminhada cristã dele como pároco foi: Paróquia Espírito Santo – Ivaiporã; Nossa Senhora do Rosário – Ariranha do Ivaí; Nossa Senhora da Saúde – Romeópolis; Nossa Senhora Aparecida – Alto Porã, Distrito de Ivaiporã; Bom Jesus – Ivaiporã; Imaculada Conceição – Borrazópolis; Santíssima Trindade e Nossa Senhora de Guadalupe – Arapongas. E como vigário, atuou na Paróquia São Sebastião de Astorga.
Era licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Formado em Teologia pelo Instituto Mater Eclesiae, Seminário São José de Ponta Grossa e formado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Arapongas (Faficla). Cursou Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Administração de Empresas pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea).
Foi professor do Curso Básico, Segundo Grau e Faculdade.
Obteve certificado em Parapsicologia pelo Centro Latino-Americano de Parapsicologia (CLAP)/SP e pelo Instituto Mens Sana/SP.
Vigário Coordenador da região Sul da Diocese de Apucarana e Vigário Ecônomo da Diocese de Apucarana por 17 anos.
Membro do Conselho Diocesano Pastoral e membro do Colégio de Consultores, Diretor da Caritas Diocesana, Assessor Diocesano da Pastoral da Pessoa Idosa, da Pastoral dos Surdos, do Cursilho de Cristandade, do Encontro de Casais com Cristo (ECC) e da Pastoral Familiar.
Participou da criação da Associação Nacional dos Presbíteros (ANP), em Valinhos/SP.
Foi Decano do Decanato Centro Norte da Diocese de Apucarana.
Apresentador do programa “Ave Maria” pela Rádio Ubá de Ivaiporã; do programa “Por um Mundo Melhor” – Rádio Arapongas, e do “Palavra da Salvação” – TV Antares (Equipe Santíssima Trindade).
Também foi apresentador do programa “Manhã de Bênção” pela Rádio Cultura de Arapongas, em parceria com Juliana Evangelista; do programa “Palavra da Salvação”, na Rádio FM Interativa Santuário de Astorga e do programa “Lição de Vida”, pelo Facebook, em parceria com Angélica Esteves.

Foi criador do Programa Sementes de Esperança, pela TV Antares, juntamente com Cidinha Jardim.
Irreverente, inovador, alegre, era sempre convidado por outras paróquias e dioceses para celebrar casamentos e motivar pastorais.

Foi prefeito de Arapongas de 2013 a 2016, realizando o sonho de empreender também através da política pelo melhor da comunidade.
No dia 12/10/2020, após três meses de internação (devido a uma doença no pulmão), Antonio José Beffa faleceu.  

VIVER MAIS ARAPONGAS
São 40 casas em condomínio destinado apenas ao público idoso e alugadas por um valor mensal de 15% do salário mínimo nacional vigente. O investimento é de R$ 6 milhões, vindos do Governo do Paraná. 

É voltado ao atendimento de público com idade igual ou superior a 60 anos e cônjuge, com renda entre 0,5 e seis salários mínimos.

O Condomínio do Idoso conta com imóveis construídos em formato de condomínio horizontal fechado, com completa infraestrutura de lazer, praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, piscina aquecida, horta comunitária, salão de festas e quiosques de jogos.

O empreendimento tem ainda um Centro de Convivência do Idoso (CCI), área de lazer, estacionamento próprio, guarita para segurança e demais espaços.
Além disso, leva em conta aspectos de sustentabilidade ambiental, como sistemas de captação de energia solar, captação de águas das chuvas e poços artesianos.

SERVIÇO
Inauguração do Condomínio do Idoso Padre Antônio José Beffa
QUINTA-FEIRA, 18
14h00
Rua Coroado, nº 458, Residencial Cidade Jardim

Compartilhar Notícias

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

Clique para ouvir

Kombucha da Si – Clique Vídeo