Apucarana

Apucarana mobiliza gestores escolares na luta contra os cânceres de mama e de útero

Compartilhe no WhatsApp

Diretores e coordenadores de colégios estaduais de Apucarana participaram nesta terça-feira (11/10), no salão nobre da prefeitura, de uma atividade de sensibilização promovida pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) dentro da Campanha Outubro Rosa, uma agenda anual que chama a atenção das mulheres sobre a importância da busca periódica por exames de prevenção do câncer de mama (mamografia) e do colo do útero (Papanicolau).

No encontro, que contou com a participação do prefeito Júnior da Femac, do secretário Municipal de Saúde (AMS), Emídio Bachiega, e do chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), professor Vladimir Barbosa da Silva, os gestores escolares acompanharam uma palestra proferida pela coordenadora da Atenção Básica da AMS, enfermeira Giordana Maronezzi, e receberam folders de divulgação da campanha para distribuição junto à comunidade escolar.

“Fazer gestão é antever o problema. Estamos diante de um quadro preocupante, com queda gradativa do número de mulheres em busca de uma mamografia e da coleta do preventivo ao câncer do colo do útero, e não podemos ficar inertes a isto, por isso estamos dialogando com todos os segmentos da sociedade para que se unam ao poder público municipal”, explicou o prefeito Júnior da Femac, solicitando engajamento dos gestores para que as informações sobre a importância da realização dos exames preventivos fossem retransmitidas a toda comunidade escolar (professores e demais servidores dos colégios, alunas e família dos escolares).

Durante sua abordagem, Júnior apresentou dados de recente pesquisa. “A busca por uma mamografia por mulheres com idade entre 40 e 49 anos teve queda acentuada entre 2018 e 2021, sendo de 18,3% em todo o Brasil, de 23,5% na região Sul do país, e de 30,6% no Paraná. O câncer de mama é responsável por 50 mortes diárias, tendo maior incidência no Sul e Sudeste do Brasil”, alertou o prefeito Júnior da Femac.

Além de encontros de sensibilização com lideranças, na agenda do Outubro Rosa em Apucarana estão previstas ainda atividades como feira de Saúde no Espaço das Feiras (15/10), Dia “D” nas UBSs de agendamento de mamografia e coleta de preventivo (22/10) e Feira da Mulher no Centro de Oficinas (27/10), além de iluminação especial, na cor rosa, de pontos turísticos e locais de grande circulação de pessoas. “A grande mensagem da campanha é a importância da prevenção. Um diagnóstico precoce representa maior probabilidade de cura. No caso do câncer de mama, a identificação no início representa 95% de chances de cura”, pontua Emídio Bachiega, secretário Municipal da Saúde. Ele frisa que a programação é encabeçada pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) e Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, mas as ações contam com mobilização de todas as secretarias municipais de Apucarana.

Por que é importante?

– Excluídos os tumores de pele, é o mais incidente entre mulheres. – Taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. – 2020: 17.825 mortes. – 2022: 66.280 casos novos (estimativa). – 43,74% casos a cada 100 mil mulheres. – Homens: 1% de incidência.

– Excluídos os tumores de pele não melanoma, é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre as mulheres. – 570 mil casos novos por ano no mundo. – 2020: 6.627 mortes. – 2022: 16.710 casos novos (estimativa). – 15,38% casos a cada 100 mil mulheres.

FOTO (2)

FOTO (3)
FOTO (4)
FOTO (5)

IMG 0694

 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: