Apucarana

Apucarana lidera desenvolvimento no Paraná e fica em 5º lugar no Brasil, aponta IFDM

Compartilhe no WhatsApp

Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2018, divulgado na quinta-feira (28) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, indica que duas cidades paranaenses estão entre as mais desenvolvidas do país. A primeira colocada no Estado é Apucarana, com índice de 0.8806, e a segunda é Toledo, com 0.8786. Os índices acima de o.8 são considerados como alto desenvolvimento. A lista tem ainda Paranavaí (0.8739), Pato Branco (0.8737) e Maringá (0.8646).

O resultado, referente ao ano de 2016, combina critérios de Saúde, Educação e da dupla Emprego e Renda para gerar um valor unificado, entre zero e um, sendo quanto mais próximo de um, melhor.

O estudo é realizado anualmente pela Firjan. O principal resultado obtido por Apucarana foi no indicador de Saúde: 0,9526, seguido por Educação, com 0,9395; e Emprego e Renda, com 0,7496.

No comparativo com a pesquisa divulgada no ano passado, equivalente ao ano-base de 2015, Apucarana subiu seis posições no ranking nacional e uma no estadual. O IFDM obtido era de 0,8649.

Prefeito comemora resultado
O prefeito Beto Preto (PSD) comemorou o resultado. “O Índice Firjan é um balizador importante, servindo de base para grandes investidores do país, pesquisadores e também publicações de relevância no cenário brasileiro. É um motivo de orgulho estarmos em evidência no cenário brasileiro, sobretudo em uma pesquisa tão respeitada”, destacou ele.

Beto Preto ressaltou ainda os avanços que aconteceram na cidade e que propiciaram o resultado. “Desde que assumimos a prefeitura, um verdadeiro choque de gestão foi realizado. Mesmo com a dívida imensa que a prefeitura possui, conseguimos investir em áreas estratégicas que proporcionaram um aumento na qualidade de vida da população. Ainda há muita coisa a ser feita e estamos trabalhando, mas ver que nossos esforços estão dando resultado me deixa feliz”, avalia.

Para calcular o IFDM, a Firjan monitora as áreas de emprego e renda, educação e saúde com base nas estatísticas oficiais dos respectivos ministérios. O índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais perto de 1, maior o desenvolvimento.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: