Apucarana

Apucarana ganha reservatórios de água com tecnologia alemã

Compartilhe no WhatsApp

Apucarana é a primeira cidade do Norte do Paraná a receber reservatórios de água, implantados a partir de um modelo construtivo com tecnologia alemã. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está instalando dois grandes reservatórios metálicos com chapa inoxidável por dentro e chapa galvanizada por fora.

A tecnologia oferece maior resistência e durabilidade em relação aos sistemas convencionais em alvenaria. O modelo construtivo está dando forma para reservatórios de 2 milhões de litros de água, previstos para serem entregues ainda em 2022. O material faz com que a estrutura tenha elevada resistência à pressão horizontal, garantindo maior estanqueidade, estabilidade e segurança.

O prefeito Junior da Femac destaca que os modernos reservatórios integram um pacote de obras que vai dobrar a capacidade de reservação de água no Município. “A capacidade atual é de 8 milhões de litros e passará a ser de 18 milhões. São obras em diversas regiões da cidade, tocadas simultaneamente pela Sanepar, com investimentos de mais de R$ 31 milhões e que estão gerando cerca de 500 empregos diretos e indiretos”, pontua Junior da Femac.

As obras visando aumentar a capacidade de reservação iniciaram em setembro do ano passado e o prefeito vem acompanhando de perto o andamento do trabalho, inclusive com visitas aos canteiros de obras, acompanhado por técnicos e a direção da Sanepar. “Ao mesmo tempo, também estão sendo construídas duas estações elevatórias e implantadas 10 mil metros de tubulações para melhorar a distribuição de água em toda a cidade, especialmente nas regiões mais afastadas e distantes dos centros de reservação”, reforça Junior da Femac, lembrando que essas obras são por método não-destrutivo, que não exige a abertura de valas e, portanto, causam menos transtorno à população.

De acordo com a Sanepar, ainda em 2022, a companhia também vai fazer investimentos na área de produção de água em Apucarana. Está prevista licitação de obra de ampliação do sistema, com três novos poços que aumentarão a produção em 15%, com a implantação de 10 quilômetros de adutora e mais um reservatório de 500 mil litros. “Desde 2013, através de um diálogo permanente com a Sanepar, Apucarana garantiu dezenas de obras que resultaram – em valores atualizados – em investimentos de mais de R$ 300 milhões, abrangendo obras nas áreas de captação e abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto e coleta de resíduos sólidos”, contextualiza Junior da Femac.

O gerente de Projetos e Obras da Sanepar na região Nordeste, Flávio Yoshida, afirma que o uso de novas tecnologias permite otimizar investimentos e ampliar a eficiência no setor do saneamento. “Ao utilizar este tipo de reservatório, saímos da metodologia convencional, de aço e concreto, obtendo uma obra mais simples e rápida”,destaca.

Além dos reservatórios metálicos nas regiões Sudoeste e Oeste da cidade, segue em construção na Rua Galdino Gluck Júnior dois reservatórios em concreto armado que, juntos, armazenarão 6 milhões de litros de água. No total, serão 10 milhões de litros a mais no sistema.

 

20220621 apucarana reservatorios metalicos 2

 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: