Apucarana

Apucarana – Feira Verde retoma troca de recicláveis por hortifrutis

Compartilhe no WhatsApp

Com a previsão de aumentar o valor do investimento e do número de bairros atendidos, o Programa Feira Verde iniciou nesta terça-feira (10/01) o calendário de atividades de 2023. Na parte da manhã, a troca de recicláveis por hortifrutigranjeiros ocorreu no Núcleo Habitacional João Goulart e, à tarde, estava programado para acontecer na Vila Nova.

O prefeito Junior da Femac acompanhou a abertura das atividades, ao lado do vice Paulo Vital e do vereador Rodrigo Lievore. “É uma ação transversal, que une a agricultura familiar e a preservação do meio ambiente. O programa garante produtos frescos  e de qualidade para milhares de famílias, todos produzidos em Apucarana”, ressalta Junior da Femac, acrescentando que em 2023 os recursos destinados ao programa vão mais que dobrar, passando dos atuais R$ 442 mil  para quase R$ 1 milhão.

O vice-prefeito, Paulo Vital, conversou com moradores da região do “João Goulart” e ouviu relatos de várias pessoas que, ao recolherem recicláveis das ruas, estão contribuindo para deixar o bairro mais limpo. “Temos vários exemplos, inclusive de um menino que costuma recolher os materiais que encontra no parque infantil”, ilustra Paulo Vital.

Trata-se de Gustavo Henrique Felipe da Silva, de 10 anos, que conta com a ajuda de seus primos para limpar as proximidades do parque infantil situado no bairro. Enquanto brincam, eles aproveitam para recolher os recicláveis e hoje – acompanhado pela mãe – foi dia de trocá-los por frutas, verduras e legumes.

O vereador Rodrigo Lievore lembra que no ano passado o programa repassou hortifrutigranjeiros a 13 mil famílias e, em contrapartida, recolheu 121 toneladas de materiais recicláveis que geraram renda para trabalhadores ligados à Cooperativa dos Catadores de Apucarana (Cocap). “O programa mobiliza as famílias, criando o hábito da separação do lixo reciclável, contribuindo com a limpeza do bairro e com o meio ambiente”, frisa Lievore.

A família de Alexsandra Folk do Carmo – que veio acompanhada da filha, da irmã e do seu pai – conta que a família toda colabora com a reciclagem. “Aprendi isso com minha mãe e esse exemplo dela ficou. O Feira Verde foi um incentivo a mais e a gente não perde uma edição, sendo que é a terceira vez que estamos participando”, afirma Alexsandra. “Tem uma situação de tratamento de saúde, estou desempregada no momento e aí a filha pede eu quero uma banana e não tem. O programa ajuda bastante neste sentido”, conta Alexsandra, sem conter a emoção.

De acordo com Gerson Canuto, secretário municipal de Agricultura, nesta edição foram atendidas 122 famílias no Núcleo Habitacional João Goulart e recebidos 1.542 quilos de materiais recicláveis. “Em troca, as famílias levaram para casa itens como cebolinha, salsinha, almeirão, alface, tomate, repolho, beterraba, cenoura, laranja, banana e pão caseiro”, cita Canuto.

Prefeitura de Apucarana

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: