A Prefeitura de Apucarana conquistou, por meio do trabalho da Sala do Empreendedor, o Selo Ouro Sebrae de Referência em Atendimento — certificação nacional que reconhece a excelência no atendimento aos empreendedores e fortalece o ambiente de negócios no município. A premiação, referente a 2025, foi oficializada na semana passada, em Foz do Iguaçu, durante evento promovido pelo Sebrae.
Ao todo, 250 Salas do Empreendedor foram reconhecidas nesta edição: 154 com a categoria Ouro, 69 com Prata e 27 com Bronze. A conquista foi apresentada oficialmente nesta terça-feira (10/02), em evento no gabinete do prefeito Rodolfo Mota, com a presença do consultor do Sebrae Apucarana, Tiago Cunha, do presidente da Acia, empresário Élio Pinto, vereadores e representantes de sindicatos empresariais.
Reconhecimento e critérios
O Selo Sebrae de Referência em Atendimento avalia o desempenho das Salas do Empreendedor e dos Pontos de Atendimento a partir de critérios qualitativos e quantitativos, como prontidão e qualidade do atendimento, adequação do ambiente físico, presença digital, articulação com o poder público local para o fomento ao empreendedorismo e qualidade do conteúdo oferecido ao público.
O que dizem os gestores
O prefeito Rodolfo Mota afirmou que a conquista é resultado direto do trabalho iniciado em 2025, ano em que a gestão municipal imprimiu um novo ritmo à cidade. “Trata-se de uma premiação nacional inédita para Apucarana, que nunca havia recebido um reconhecimento desse porte. É a comprovação de que entramos em uma nova fase da gestão pública, marcada por eficiência, inovação e melhoria contínua no atendimento à população”, disse, ao lembrar que, ao longo de 2025, a Sala do Empreendedor realizou 9,6 mil atendimentos.
💬 Grupo do WhatsApp
Mota também destacou outras certificações alcançadas no primeiro ano de mandato, como o prêmio de Prefeito Inovador pelo projeto de modernização do sistema semafórico, a segunda colocação no Índice de Transparência Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, o prêmio de Cidade Empreendedora — figurando entre as dez mais empreendedoras do Paraná — e o Selo Topázio da Caixa Econômica Federal. “São resultados práticos que demonstram que o município está colhendo os frutos de um trabalho consistente e coletivo”, afirmou. “Apucarana não aceita mais retroceder. Queremos oferecer um atendimento cada vez melhor aos nossos empreendedores e preparar a cidade para um futuro de desenvolvimento, com mais parcerias, obras e oportunidades”, completou, parabenizando a liderança do secretário Emerson Toledo Pires e o empenho dos servidores. “Um espaço que foi reestruturado no último ano, tornando-se mais acolhedor e adequado para receber empresários, investidores, empreendedores e microempreendedores”, disse.
Para o secretário Emerson Toledo, a certificação representa um marco histórico. “A Sala do Empreendedor passa por ciclos de avaliação desde 2017 e, nesse período, já conquistou as categorias Bronze e Prata, além de um ano sem certificação. Agora, pela primeira vez, alcança o Selo Ouro, com pontuação superior a 90 pontos nos critérios estabelecidos. É um reconhecimento ao trabalho conjunto da administração municipal e ao comprometimento das servidoras Leila e Juliana, que atuam diretamente no atendimento a quem empreende em Apucarana”, avaliou.
O consultor do Sebrae Apucarana, Tiago Cunha, explicou que o Selo Sebrae de Referência em Atendimento é uma certificação anual desenvolvida pelo Sebrae Nacional para reconhecer a qualidade das parcerias com as prefeituras. “O selo está vinculado ao programa Cidade Empreendedora e tem como objetivo medir a eficiência das Salas do Empreendedor. No caso de Apucarana, a conquista do Selo Ouro ocorre na etapa estadual da avaliação e habilita o município a concorrer ao Selo Diamante, colocando a cidade entre as potenciais referências nacionais em atendimento ao empreendedor”, disse.
Presenças
Participaram do evento a secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família e primeira-dama, Karine Mota, os vereadores Moisés Tavares, Pablo da Segurança, Guilherme Livoti, Odarlone Orente e Gabriel Caldeira, a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), empresária Aida Assunção, e a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), empresária Bete Ardigo.
Serviço
O atendimento na Sala do Empreendedor de Apucarana ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Rua Lapa, 127, ao lado da Prefeitura, ou pelo telefone (43) 3308-1412. O espaço também conta com portal digital, com orientações e serviços online: apucarana.pr.gov.br/saladoempreendedor.
Fonte: Redação

