Apucarana Geral

Apucarana – Capacitação busca ampliar prevenção ao câncer de mama e colo uterino

Compartilhe no WhatsApp

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) realizou nesta quinta-feira (03/09) uma capacitação dos enfermeiros das 38 equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). O treinamento, realizado no polo Apucarana da Universidade Aberta do Brasil (UAB), abordou a prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. A meta é atingir o percentual pactuado no tocante aos exames preventivos, que é de 0,40% do público-alvo no caso da mamografia e de 0,65% de coleta de material para o “papanicolau”.

Em Apucarana, existem 11.883 mulheres com idade entre 50 e 69 anos e que representam o público-alvo no caso da prevenção do câncer de mama. Já quanto ao preventivo do colo de útero – cujo material deve ser coletado anualmente – o público abrange 33.850 mulheres, com idades entre 25 e 64 anos. “Temos percentuais do público-alvo que foram pactuados e precisamos atingir. Por isso, estamos fazendo esse recordatório com a equipe e definindo diversas estratégias, como a busca ativa e a programação de atendimentos em horários alternativos”, frisa Odarlone Orente, superintendente do ESF.

Odarlone, que é médico de família e comunidade, afirma que objetivo é aproximar a estrutura de saúde das pessoas. “Seguindo determinação do prefeito Beto Preto, estamos implementando um programa permanente de capacitação da nossa equipe, para que isso também reflita na atenção básica prestada à população”, afirma, lembrando que cada uma das equipes do ESF é formada por quatro agentes de saúde, um técnico de enfermagem, um enfermeiro e um médico. “Estamos programando treinamentos para cada uma destas categorias profissionais, dentro da sua área de atuação”, completa.

A capacitação voltada aos enfermeiros do ESF foi conduzida por Maurício Aybe Gomes, ginecologista, obstetra e mastologista com larga experiência na saúde pública. De acordo com ele, a prevenção e o diagnóstico precoce devem ser incentivados na atenção básica, ou seja, no atendimento prestado pelas equipes do ESF e nas Unidades Básicas de Saúde.

No caso da prevenção ao câncer de colo de útero, estima-se que 40% das mulheres brasileiras nunca tenham coletado material para o exame. “É uma doença que tem 100% de cura nos casos iniciais, dispondo de prevenção, detecção e tratamento. Tem uma evolução lenta, levando até 12 anos para se tornar invasiva. No entanto, em 70% das mulheres diagnosticadas com a doença, o câncer já está em estágio avançado na primeira consulta”, constata, lembrando que anualmente são registrados 1.250 novos casos de câncer de colo uterino no Paraná.

A capacitação também visa preparar as equipes para o “Outubro Rosa”, mês em que são intensificados os exames preventivos. Porém, as mulheres que estão dentro das faixas etárias não precisam esperar pela campanha e podem procurar, em qualquer época do ano, a UBS mais próxima. Será agendada a coleta do preventivo, conhecido como “papanicolau”, sendo também realizado o exame das mamas pela apalpação e, caso haja suspeição clínica, a mulher é encaminhada para o exame de mamografia.

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: