Sonho Analítico

Aposentadoria – Um fim ou Um recomeço?

Compartilhe no WhatsApp

Você já parou para pensar em qual costuma ser a sua resposta quando alguém pede pra você se apresentar? Normalmente dizemos o nosso nome, às vezes a idade, alguns dizem se são casados ou solteiros, falam se tem filhos ou não, mas a grande maioria fala sua profissão ou “o que faz da vida”.

O trabalho é possui muito valor em nossa sociedade, por isso é uma parte muito importante de nossa vida, afinal de contas passamos a maior parte do nosso tempo trabalhando das mais diversas formas. E isso tanto faz parte do nosso cotidiano que acaba sendo incluído como uma parte de nós mesmos, incorporamos nosso trabalho em nossa própria identidade, não é apenas o que fazemos como também se torna parte de quem somos.

Entretanto, uma hora ou outra nos vemos diante da necessidade de pôr um fim em nosso trabalho, seja ele temporário ou definitivo e isso ocorre pelos mais diversos motivos. Pode ser por somos demitidos e nos vemos desempregados, seja por férias, licença maternidade, licença maternidade, aposentadoria por tempo de serviço ou por uma aposentadoria “forçada” devido a algum problema de saúde.

E o que fazer quando nos vemos diante de uma situação como essa, onde de alguma forma precisamos abrir mão de algo que está tão enraizado em nós que faz parte de quem somos? Não costumamos refletir muito sobre isso, costumamos deixar a maré fluir e pensar sobre isso apenas quando a água cruzar essa ponte. O que não é algo ruim, mas acontece que dessa forma quando nos vemos diante dessas situações acabamos sendo pegos de surpresa, não sabemos ao certo como reagir, o que fazer, como lidar com a ausência daquela que até então era nossa função, que nos dava de alguma forma um papel e um valor na nossa sociedade.

É interessante pensarmos que a atividade laboral que exercermos de fato tem um papel muito importante em nossa vida, que ela faz parte de quem somos, porém não é TUDO o que somos. Nem sempre uma aposentadoria ou uma licença significa um fim, elas podem significar um recomeço. Uma pausa ou o encerramento definitivo em seu emprego podem permitir que você descubra outras partes suas, outros interesses, vontades e desejos. Pode ser uma possibilidade de se dedicar àquele sonho antigo há muito tempo esquecido, de desenhar novos desafios e se aventurar em coisas que você nem sabia que gostaria.

Costumamos associar o trabalho a apenas aquela atividade remunerada que exercemos, ao emprego que temos, entretanto o trabalho é algo que vai muito além disso, existem inúmeras maneiras de trabalharmos e nos sentirmos produtivos, mesmo que a gente não perceba. Se você está se sentindo mal por não ter um emprego, se está para se aposentar e não sabe o que fazer ao abrir mão de sua antiga rotina, ou até mesmo se sente um pouco perdido com o trabalho que você tem agora, talvez seja o momento de ampliar seu campo de visão, avistar novos horizontes e descobrir novos mares para navegar…

sonhoanalitico

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: