A artista visual e muralista Mônica Ishiba finalizou nesta quinta-feira (07/08) uma obra emblemática nas dependências internas do Lar São Vicente de Paulo, em Apucarana. A pintura retrata uma criança, de semblante sereno, brincando com um barquinho de papel em um ambiente que simboliza o cuidado humanizado com a terceira idade. A ação integra a contrapartida social de um projeto apoiado pela Secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura de Apucarana, que possibilitou à artista representar a cidade em um festival de grafite na Holanda.
Reconhecida por retratar luz, emoções humanas e o corpo em suas obras, Mônica revela sua afinidade por temas ligados à infância. “É algo que me faz sentir bem. Penso que a infância é um lugar onde todos sempre acabam, de uma forma ou de outra, revisitando ao longo da vida em diversos momentos”, comenta a artista. “Trouxe essa obra com muito amor e carinho para os idosos do Lar. Estou feliz com o resultado e espero que ela traga alegria e luz a este espaço”, afirmou, agradecendo o apoio institucional. “Agradeço ao prefeito Rodolfo Mota, ao secretário Recife e aos membros do Conselho Municipal pela oportunidade de representar Apucarana em um intercâmbio tão enriquecedor. Um pouco do que vivi lá está nesta obra”, destacou.
O painel foi conferido de perto pelo secretário municipal Rodrigo Liévore “Recife”, que parabenizou Mônica em nome do prefeito. “É uma obra magnífica, com uma mensagem sensível que nos convida a refletir sobre a cronologia da vida. Cada pessoa pode, a partir de suas vivências, traçar paralelos entre infância e terceira idade”, pontuou. Ele também destacou o compromisso da gestão com os talentos locais: “A Mônica Ishiba é uma artista admirável, e seu trabalho agora pode ser apreciado todos os dias pelos internos, familiares, voluntários e equipe do Lar São Vicente de Paulo”, ressaltou Recife, agradecendo também ao Conselho Municipal de Cultura, que deliberou o apoio via Fundo Municipal de Cultura.

Autodidata desde os quatro anos de idade, Mônica Ishiba pinta grandes murais e telas com temas como leis universais, esperança e autoconhecimento. Já participou de exposições no Brasil e no exterior, além de desenvolver projetos sociais. “Mônica é um dos grandes talentos da nossa cidade. Seguimos firmes no compromisso de valorizar a cultura e apoiar os artistas locais”, concluiu o prefeito Rodolfo Mota.
Pref. de Apucarana