Notícias Geral

Acidentes elétricos causam 39 mortes no Paraná em um ano

Compartilhe no WhatsApp

Mesmo diante de todos os avanços tecnológicos e em questão de segurança, em pleno século XXI os acidentes elétricos ainda fazem vítimas no Paraná. Um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), por exemplo, aponta que em 2019 houveram 39 mortes no Paraná, sendo 33 somente por choques elétricos e seis em incêndios causados por sobrecarga na rede elétrica.

No Brasil como um todo, inclusive, o estudo mostra que as mortes em acidentes elétricos são mais frequentes até do que os óbitos por dengue. Entre 2015 e 2019, por exemplo, foram reportadas 2.906 fatalidades por dengue no país, enquanto no mesmo período houveram 3.585 acidentes fatais envolvendo eletricidade, originados por choques elétricos (3.135), incêndios (231) e descargas atmosféricas (219). E isso que o número de acidentes elétricos, indica ainda a Abracopel, está longe de representar a realidade.

“Temos a ciência que muitas mortes por choques elétricos são tratadas como outro tipo. Por exemplo, quando a pessoa morre ao levar um choque em uma rede elétrica, erroneamente o caso acaba sendo considerado morte por queda e não morte por choque elétrico”, afirma a entidade.

Conforme o engenheiro eletricista Fábio Amaral, diretor da Engerey Painéis Elétricos, a maioria dos acidentes ocorre em residências e por conta das gambiarras, ou seja, de instalações elétricas feitas de maneira amadora e que apresentam produtos (como fiação) de baixa qualidade. Ele também faz um alerta para a falta de conscientização da população sobre os riscos iminentes que a rede elétrica pode trazer. “Mesmo em 2020, aqui no Brasil existe muito ‘eletricista de internet’, achando que pode dar um ‘jeitinho’ em tudo, fazer por si mesmo, e não se dá conta do tamanho do perigo que existe em mexer com a eletricidade”, diz Fábio Amaral.

Ele ainda dá alguns conselhos para evitar acidentes, como a instalação de um Dispositivo Residual (DR) nos quadros elétricos e nunca manusear equipamento eletrônico descalço, para evitar que seu corpo funcione como condutor durante a descarga elétrica. Além disso, também não se deve encostar no chuveiro enquanto ele estiver ligado nem falar ao celular enquanto estiver carregando.

Desde 2014 a empresa atualiza e disponibiliza de forma gratuita o Be-a-bá da Elétrica, um guia de bolso para profissionais e estudantes que mostra como fazer os dimensionamentos de forma correta em uma instalação elétrica, seja ela residencial ou comercial. Este guia também está disponível em forma de aplicativo e pode ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store. Ele também faz os cálculos em tempo real, sem o uso da internet e, ainda, de forma gratuita.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: