Início » ABRIL AZUL: Arapongas fortalece ações no cuidado a crianças com autismo
Arapongas

ABRIL AZUL: Arapongas fortalece ações no cuidado a crianças com autismo

Compartilhe no WhatsApp

No mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Abril Azul, a Prefeitura de Arapongas destaca a importância dos serviços e iniciativas no cuidado, tratamento, diagnóstico, inclusão e acompanhamento a pessoas com autismo. Através da Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS-I) Dr. Walter Buzalaf é responsável pelo atendimento humanizado e psicossocial, especializado no cuidado da saúde mental de crianças e adolescentes – da primeira infância até os 17 anos (17 anos, 11 meses e 29 dias). Há também serviços especializados no tratamento de crianças e adolescentes com diagnóstico ou pacientes que estão em investigação para autismo. Atualmente, o CAPS’i atende 170 pacientes – entre crianças e adolescentes com TEA. 

O coordenador do CAPS’i, Maicon Depieri, explica que cada paciente passa por avaliação com a equipe multidisciplinar para iniciar o acompanhamento. “Para ser avaliado pela equipe multidisciplinar do CAPS-I, os responsáveis precisam procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, ou o paciente pode ainda ser encaminhado através da Secretaria de Educação – por meio de CMEI’s, escolas, ou também Conselho Tutelar, entidades. Em alguns casos, os familiares nos procuram diretamente”, comenta. 
Após o acolhimento, que é realizado pela equipe, o paciente é encaminhado para diversos profissionais, entre médicos, fonoaudiólogo, psicólogo, profissional de educação física – incluindo atendimentos com pedagogos de acordo com a necessidade de cada paciente. 

REDE DE APOIO

A rede especializada presta suporte também aos pais ou cuidadores de crianças e adolescentes com autismo, participando dos atendimentos para que possam ter maior compreensão do diagnóstico, buscando reduzir a discriminação e preconceito, além do entendimento das etapas necessárias para melhorar a autonomia de cada paciente. “É sobre ampliar a rede de cuidado para além do paciente, incluindo também a família”, disse Maicon. 
Ainda conforme a Secretaria de Saúde, dentro da rede de saúde pública especializada, o CAPS’i destaca os atendimentos individuais e coletivos com profissionais como psicólogos, assistente social, enfermagem, pedagógicos, psicopedagógicos, profissional de educação físico, arte terapia, trabalhos manuais, projeto Terapêutico Singular e oficinas de culinárias. 

Ainda neste mês serão realizadas ações de conscientização em empresas, escolas, entidades e outros. “Caso as empresas, entidades ou serviços tenham interesse, podem entrar em contato conosco que agendaremos uma atividade, ampliando o conhecimento e levando informações sobre o TEA. Falar sobre o autismo é necessário”, garante o secretário de Saúde, Carlos Arruda. O agendamento para palestras sobre o Autismo pode ser feito pelo telefone: 3902-1990. 

Em Arapongas, além do CAPS’i, a APAE também atende crianças e adolescentes com diagnóstico de TEA. O Jaime de Lima também presta auxílio aos pacientes. A Secretaria Municipal de Educação conta ainda com o Centro Municipal Especializado (Cemear), departamento estruturado para oferecer atendimento educacional especializado para crianças com necessidades especiais, além de ONGs e entidades que prestam serviços de auxílio aos pacientes e familiares.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

Clique para ouvir

Amar Idosos

Kombucha da Si – Clique Vídeo

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: