Notícias Geral

A importância do esporte no desenvolvimento do ser humano

Compartilhe no WhatsApp

Que o esporte faz bem para a saúde isso ninguém tem dúvidas. Mas você já parou para pensar sobre a influência do esporte no desenvolvimento das pessoas, em especial, das crianças?
Primeiro vamos desmistificar a palavra esporte. Quando esse poderoso meio é utilizado para ampliar o funcionamento motor dos pequenos, vale olhar para o esporte como sendo subir e descer escadas, brincar de pega-pega, rastejar no chão, pular. Isso tudo já te remeteu a brincadeiras, certo? Exatamente, é brincando que se aprende.
Tudo isso é esporte, porém recheado de ludicidade. É assim que acontece o primeiro contato da criança, lá na educação infantil, com o esporte. E ela acha que está só brincando. “É nessa fase que a criança precisa trabalhar elementos motores que serão importantes para a vida dela adulta. Locomoção, manipulação e estabilização são essenciais para esse desenvolvimento”, explica Barbara Chinaglia Tagata, Assessora de Educação Física do Colégio Positivo.
É também por meio da prática esportiva que a criança desenvolve habilidades emocionais, as chamadas soft skills, além de valores que vão acompanhá-la também na vida adulta. “Nos preocupamos em transmitir valores por meio do esporte. Como, por exemplo, saber ganhar, saber perder, ter empatia pelo adversário, ser colaborativo”, conta Barbara.
Disciplina: no esporte, a criança aprende a seguir regras e condutas, a cumprir horários e a ser assíduo, independentemente de suas vontades.
Dedicação: é preciso empenho para alcançar bons resultados, seja em qualquer modalidade. Quanto mais focada a criança fica em executar determinada tarefa, melhor será sua performance.
Trabalho em equipe: nos esportes coletivos, a criança aprende que se esforçar em benefício do companheiro significa ajudar a si mesmo.
Liderança: nos relacionamentos interpessoais estabelecidos com a equipe, a criança aprende sobre motivação, foco, entusiasmo, senso de propósito e confiança, características que leva à liderança.

Mérito: o esporte ensina que a criança não vence de qualquer maneira e que é necessário unir capacidade, engenho, treino, persistência, esforço e superação para poder alcançar a merecida vitória.
Diplomacia/ Fair Play: a conduta ética e o respeito, estão presentes nos esportes, ensinando a criança a lidar com diferentes pessoas e situações.
Controle emocional: é necessário aprender a lidar com frustrações o tempo todo, com as limitações do corpo, com a rivalidade, com derrotas e também com o orgulho.
Cidadania: o esporte eleva a autoestima e traz a sensação de integração/pertencimento, com a distribuição de papéis e o convívio com as regras e diferenças individuais, a criança passa a se ver parte de algo maior além de ampliar a consciência em relação aos direitos e deveres.
A distância
Mesmo longe dos alunos, a escola segue engajada em continuar com esses estímulos. Por isso o Colégio Positivo colocou em prática o projeto MEXA-SE + no qual os alunos têm aulas com professores de diferentes modalidades esportivas. “A ideia é fazer com o que o aluno se mexa, literalmente. Sabemos que eles estão se dedicando a estudar as aulas de ensino remoto, mas que têm perdido e muito em desenvolvimento cognitivo e muscular pela falta do movimento físico”, explica Caio Capra, Coordenador de Esportes e Cultura do CIPP, do Colégio Positivo. O projeto atende todos os níveis da escola e a dica é que a família incentive a criança e o adolescente a participar para entrar em movimento.

Como o esporte é apresentado na escola?

Educação infantil: por meio da brincadeira, da ludicidade. O esporte é trabalhado com toda a estrutura necessária, porém, a criança o vê não como esporte, mas como uma brincadeira.
Ensino Fundamental – Anos Iniciais: segue-se com bastante brincadeira, porém é nessa fase que iniciam os jogos cooperativos para que percebam a importância de atuar em grupos.
Ensino Fundamental – Anos Finais: não é descartada a brincadeira, porém nessa fase os alunos já têm mais consciência de suas capacidades físicas. É aqui que eles têm contato exercícios que trabalham resistência muscular, flexibilidade, alongamento e passam, também, a conhecer as regras de cada esporte.
Ensino Médio: é uma continuidade do trabalho realizado nos anos finais do aluno. Todo o trabalho é intensificado no sentido de salientar a prática esportiva como sendo grande fator para qualidade de vida e, também, é trabalhada a vertente competitiva com mais ênfase, de modo que o aluno sinta-se engajado até a se tornar um atleta na modalidade que melhor se identificar.
 

Locomoção – diferentes formas de locomover: caminhar, correr, rastejar.
Estabilização – exercícios que estimulam o equilíbrio.
Manipulação – manipular diferentes objetos bola, bastão, entre outros.
 
 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: