O período de matrículas presenciais na rede estadual de educação do Paraná encerra nesta sexta-feira (16). A etapa é destinada a estudantes e responsáveis que perderam o prazo regular, aberto no fim de 2025, e deve ser realizada nas secretarias das escolas estaduais.
“Efetivar a matrícula é a forma de garantir que todos os estudantes tenham acesso à rede pública de ensino, mesmo aqueles que, por algum motivo, não conseguiram realizar a matrícula no período regular. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique fora da escola e que o ano letivo comece com acolhimento e oportunidade para todos”, comenta o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
A rede estadual atende aproximadamente um milhão de estudantes, distribuídos em mais de 2 mil escolas em todo o Estado. Do total, 486 são de tempo integral, 345 funcionam no modelo cívico-militar e 533 são escolas do campo. A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é ofertada por 45 cursos técnicos em 870 escolas, distribuídas pelos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs). As modalidades e a disponibilidade de vagas podem ser consultadas diretamente nas secretarias das escolas.
Educação Profissional
Também se encerra nesta sexta o prazo para matrículas em cursos técnicos da EPT, modalidade voltada a facilitar a inserção do estudante no mundo do trabalho e no Ensino Superior. O processo é presencial, nas escolas ofertantes, mediante apresentação da documentação obrigatória.
Foram abertas até 55 mil vagas para concluintes do Ensino Fundamental que desejam ingressar na EPT de forma integrada à 1ª série do Ensino Médio. Já os cursos técnicos subsequentes (pós-Médio) somam cerca de 8 mil vagas para quem já concluiu a Educação Básica. São mais de 45 cursos gratuitos de qualificação, habilitação técnica e tecnológica em áreas como Agronegócio, Administração, Biotecnologia, Enfermagem, Gastronomia, Formação Docente, Inteligência Artificial, Turismo e outras.
💬 Grupo do WhatsApp
Documentos
Para efetuar a matrícula, segundo a Secretaria de Estado da Educação (SEED), é necessário apresentar: comprovante de residência atualizado; certidão de nascimento ou documento oficial com foto; Registro Geral (RG) para estudantes do Ensino Médio, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou maiores de 16 anos; Cadastro de Pessoa Física (CPF) para estudantes da Educação Profissional, EJA, Ensino Médio e para nascidos a partir de 2017; comprovante de vacinação para menores de 18 anos; histórico escolar ou comprovante de escolaridade; além de laudo médico e documento de tutela/guarda, quando aplicável.
Para rematrícula de alunos que permanecerão na mesma escola, devem ser apresentados comprovante de residência atualizado, comprovante de vacinação e eventuais documentos pendentes solicitados pela unidade. Toda a documentação entregue presencialmente será digitalizada e inserida na Pasta Individual Virtual do Estudante (PIVE), conforme as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Fonte: Agência Estadual de Notícias
