Uma ação da ROTAM em Apucarana resultou na remoção de um veículo, cumprimento de mandado de busca e apreensão em residência e na apreensão de drogas e materiais diversos, na tarde de 10 de dezembro. A equipe patrulhava a Avenida Curitiba, próximo ao cruzamento com a Rua Guarapuava, quando um veículo Saveiro acelerou ao perceber a aproximação da viatura.
O motorista, conhecido do meio policial por envolvimentos anteriores, recebeu ordem de abordagem com sinais sonoros e luminosos. Após revista pessoal e veicular, o condutor foi identificado como um homem de 27 anos. Na checagem inicial, não havia pendências judiciais em aberto e o veículo não apresentava débitos administrativos. Por instabilidade momentânea do sistema, não foi possível confirmar no local se o condutor possuía habilitação. Para liberar o fluxo de veículos, a abordagem foi encerrada no local.
Na sequência, a Agência Local de Inteligência informou a existência de um mandado de busca e apreensão para a residência do abordado. Nova checagem confirmou ainda que o homem não é habilitado para conduzir. Em continuidade ao patrulhamento, a equipe o visualizou novamente na Rua Nova Ucrânia, no Jardim Esperança, e constatou várias irregularidades de trânsito no veículo. Autos de infração foram lavrados e o guincho da OPM removeu a Saveiro ao pátio do 10º BPM. O condutor foi conduzido sem algemas até a residência para cumprimento do mandado, e uma equipe de operações com cães foi acionada para realizar as buscas.
Durante as diligências na casa, foram localizadas duas placas padrão Mercosul, 36 gramas de substância análoga à maconha, um cartão de memória de 2 GB, um DVR de sistema de monitoramento, R$ 920 em notas trocadas, um rolo de papel filme, uma balança de precisão e um celular Xiaomi na cor azul claro. Advogados acompanharam todo o procedimento no endereço.
O homem foi encaminhado à 17ª SDP para as providências cabíveis e informado sobre seus direitos constitucionais. No momento da confecção dos documentos, houve necessidade de uso de algema no braço esquerdo por receio de fuga e para segurança da equipe.
Fonte: Divulgação PM
