Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Arapongas

Arapongas encerra formação com palestra sobre educação inclusiva

Publicado em: 8 de dezembro de 2025
Compartilhar
Compartilhar

Arapongas promove, na manhã desta segunda-feira (8), a palestra “Educação inclusiva no contexto atual”, com a educadora Flávia Catanante, encerrando os encontros de formação continuada deste ano sobre “Educação Inclusiva: a escola para todos e para cada um”. A atividade acontece no Cine Mauá e reúne participantes de toda a rede municipal de ensino.

A iniciativa é da Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria de Educação. Para a vereadora Simone Santos, a capacitação tem significado especial: “sempre reafirmo que foi o meu primeiro pedido como vereadora. Isso, para mim, era um sonho, um sonho realizado e que está concretizando”, relembrou. “O nosso município está saindo na frente por conta desse avanço e quero agradecer imensamente a todos que fizeram os esforços para que esse evento e todo esse curso, ao longo desse ano, tenha acontecido”, destacou.

Representando o prefeito Rafael Cita, o secretário da Educação, Lino Batista de Oliveira, defendeu a construção de uma rede intersetorial para fortalecer a educação especial. “O que nós temos ouvido, e parece que vai se firmando cada vez mais com uma decisão madura, é que a educação especial não pode ser algo que esteja apenas sobre os ombros da Educação. Eu tenho ouvido muito, ainda mais no último congresso que eu participei, falar em rede de apoio. Não tem como deixar apenas nas costas dos educadores. Nós precisamos que a Saúde esteja junto. Nós precisamos que a Assistência Social esteja junto. Nós precisamos que a Segurança esteja junto. Então, a palavra-chave parece rede de apoio, se quisermos enfrentar de fato, de maneira bastante eficaz, inclusiva, que tenha algum resultado. Não se pode usar apenas ou querer apenas que a Educação tenha conta disso”, defendeu.

Com trajetória dedicada à área, a palestrante reforçou a importância da formação permanente. “39 anos em formação. A cada palestra, a cada congresso, a cada estudo, a cada nova legislação, a gente vai se aperfeiçoando. E os estudos educacionais, eles nunca terminam, porque não existe receita pronta. A gente lida com pessoas e cada pessoa é uma pessoa. Então, a gente precisa ter repertório para poder avaliar e oferecer o melhor atendimento educacional, porque esse é o nosso papel educador. Oferecer o melhor atendimento educacional possível para todos”, frisou.

- Patrocinado -
Ad image

Quem é Flávia Catanante

Atualmente, Flávia Catanante é supervisora de ensino responsável pela pasta da Educação Especial na Unidade Regional de Ensino de Miracatu (SP). Foi docente de classe especial na rede pública estadual e de cursos de pós-graduação na rede privada.

- Comunidade -
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo
💬 Grupo do WhatsApp

Nos últimos 15 anos, atuou como diretora da Escola Estadual Poeta Domingos Bauer Leite, atendendo alunos do Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio, sob uma abordagem inclusiva, democrática e de qualidade.

- Patrocinado -

Na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), foi professora, coordenadora pedagógica e diretora de Escola de Educação Especial. Em 2012, assumiu a coordenadoria de Educação e Ação Pedagógica da Federação das APAEs do Estado de São Paulo, função exercida até dezembro de 2023.

Palestrante e autora de artigos sobre Políticas Públicas, Educação Especial e Inclusiva e Gestão Escolar, é pedagoga com habilitação em Deficiência Intelectual, Deficiência da Audiocomunicação, Administração Escolar e Supervisão Escolar. É pós-graduada em Educação Especial (Faculdades Integradas Einstein de Limeira – FIEL/SP), Gestão Educacional (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP/SP) e MBA em Gestão Empreendedora (Universidade Federal Fluminense – UFF/RJ), além de ter cursado Mestrado em Educação na Universidade do Rosário, na Argentina.

Fonte: Redação

Prefeito de Arapongas, Rafael Cita, recepciona 83 novos servidores efetivos
Sérgio Onofre lidera ações da SAM e projeta novos avanços para outubro
Arapongas divulga agenda esportiva com competições e festivais nesta semana
Agência do Trabalhador de Arapongas oferece 400 vagas de emprego
Prefeitura de Arapongas promove nova oficina de culinária no Caps-I
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir
Compartilhar
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Arapongas

Homem furta motocicleta de vítima em hospital de Arapongas

sergio
sergio
6 de dezembro de 2025
Governo libera R$ 1,2 milhão para novo CRAS na Vila Oliveira
Loja de roupas é alvo de furto qualificado no centro de Arapongas
Revitalização do Parque dos Pássaros em Arapongas chega a 92% de execução
Arapongas anuncia pacote de R$ 179 milhões em investimentos

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo


Entrar no grupo do WhatsApp

Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?